Dados do Trabalho


Título

CASOS DE HANSENÍASE NOTIFICADOS EM 2020 EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DO MARANHÃO

Introdução

A hanseníase é uma doença transmissível, que se configura como um importante problema de saúde pública no Brasil. O tratamento para a doença é gratuito, em regime ambulatorial, podendo o diagnóstico ser realizado na Atenção Primária à Saúde. Entretanto, quando houver intercorrências clínicas, reações hansênica, recidivas e dúvidas no diagnóstico os casos devem ser encaminhados para serviços de referência em hanseníase. 

Objetivo (s)

Descrever as características dos casos de hanseníase notificados em 2020 em um centro de referência do estado do Maranhão.

Material e Métodos

Estudo descritivo de abordagem quantitativa realizado de março a agosto de 2023, com casos de hanseníase notificados em 2020 por um Serviço de Referência da rede estadual para tratamento da hanseníase no Maranhão. Dados coletados a partir do livro de registro de casos de hanseníase. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão sob parecer nº 2.508.780.

Resultados e Conclusão

No ano de 2020 foram notificados 106 casos de hanseníase, sendo a maioria na faixa etária de 19 a 59 anos (66,67%), forma clínica dimorfa (64,15%) e classificação operacional multibacilar (91,51%). Em relação ao modo de entrada, mais da metade (60,95%) era casos novos; registraram-se ainda, outros reingresso (28,57%), recidiva (5,71%) e transferência (4,76%). Na avaliação do grau de incapacidade física no diagnóstico os resultados foram:  grau 0 (54,37%), grau 1(23,30%), e grau 2 (16,50%); 5,85% dos casos não foram avaliados. Dos casos atendidos no centro de referência, 55,88% foram transferidos para outras unidades de saúde do mesmo município, 33,33% para unidades de saúde de outros municípios (mesmo estado) e 2,94% para outros estados do Brasil. Conclusão: O registro de casos multibacilares da doença e o elevado percentual de pacientes com incapacidade física remete à necessidade de estratégias para intensificar o diagnóstico mais precoce da doença.

Palavras Chave

Hanseníase; Epidemiologia; Assistência à Saúde.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Dorlene Maria Cardoso Aquino, Aléssia de Souza Santos, Andreyna Sousa de Sousa, Michelle Farias de A de Araújo