Dados do Trabalho
Título
Avaliação de Spirulina spp. no estímulo à oviposição do Aedes aegypti
Introdução
O mosquito Aedes aegypti é um vetor de importância médica devido à sua capacidade de transmitir arbovírus que têm um impacto significativo na saúde humana. Na vigilância entomológica são empregadas armadilhas estáticas, como ovitrampas, iscas naturais ou sintéticas com a finalidade de atrair fêmeas para postura dos ovos. Porém, essas estratégias não são eficazes e entram em competição com os criadouros presentes no ambiente. Estudos recentes mostram a capacidade de compostos oriundos de algas desencadearem respostas comportamentais, interferindo na escolha dos sítios para oviposição.
Objetivo (s)
Desse modo, o objetivo do presente estudo foi avaliar a bioatividade da biomassa da microalga Spirulina maxima como estimulante de oviposição para o A. aegypti.
Material e Métodos
Os experimentos permitiram uma análise preliminar da estimulação da oviposição com o uso de um produto comercial enriquecido com 10,1% de Spirulina spp. (PCS), em diferentes cenários experimentais. Foram considerados cinco grupos distintos, nos quais o produto estava presente em papel filtro (suporte de oviposição das fêmeas), que entraram em contato ou não com as soluções, ou diluído em solução, nas concentrações de 0,04% e 2%. Posteriormente, o índice de atividade para oviposição do A. aegypti foi comparado utilizando a biomassa pura de S. maxima em concentrações de 1%, 2%, 4%, 8% e 16%, com o controle positivo (água destilada). Essas etapas foram realizadas utilizadas 30 fêmeas e 10 machos com idade entre 7 e 10 dias, inseridos em gaiolas de dimensões 30x30x30 cm contendo solução açucarada (10%) para garantir a sobrevivência dos adultos.
Resultados e Conclusão
Os resultados mostraram variações significativas nos números de ovos depositados. Destacou-se o grupo teste 2 do cenário 2, que consistiu em uma solução do PCS a 0,04%, com um suporte umedecido com uma solução de PCS a 2%, em contato com a solução. Este grupo apresentou um melhor desempenho, com um total de 5483 ovos, resultando em uma média de aproximadamente 40,6 ovos por postura. A análise sugere que a presença de um suporte úmido associado a presença de Spirulina spp. foram fatores cruciais para estimular a oviposição das fêmeas, destacando a importância desses elementos no comportamento reprodutivo. No entanto, são necessárias mais pesquisas para entender completamente os mecanismos de atração do PCS e da microalga para seu uso prático em armadilhas na vigilância entomológica.
Palavras Chave
Aedes aegypti; Spirulina máxima; Vigilância entomológica; Controle Vetorial
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Jânio Rodrigo de Jesus Santos, Antonio Wanderson Vieira Gois, Ana Luiza Pontes Silva de Oliveira, Angela Machado Rocha, Manuela da Silva Solcà, Adriano Figueiredo Monte Alegre, Deborah Bittencourt Mothé Fraga