Dados do Trabalho
Título
Perfil sociodemográfico dos casos de tuberculose no Brasil de 2018 a 2023
Introdução
A tuberculose é uma doença infecciosa, considerada um importante problema de saúde pública, sendo de notificação compulsória. O Brasil faz parte do grupo dos 22 países de alta carga priorizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Objetivo (s)
O objetivo do estudo foi apresentar o perfil sociodemográfico dos casos de tuberculose no território brasileiro entre 2018 e 2023.
Material e Métodos
Foi realizado estudo ecológico dos casos de tuberculose no país. Os dados foram obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) para caracterização dos casos por sexo, raça/cor, faixa etária e forma clínica.
Resultados e Conclusão
Foram notificados 582327 casos durante o período do estudo. Em 2021, verificou-se 91152 casos com maior ocorrência no ano de 2023 (111200 casos novos). Cerca de 44,8% dos casos foram na região sudeste, seguida da região nordeste (26%). Houve prevalência em indivíduos do sexo masculino (70.2%) e na faixa etária de 20 e 59 anos (77.2%). As pessoas mais atingidas foram as parda ou pretas (63.7%), seguidas de brancas (27.2%). Aproximadamente 85,6% dos casos apresentaram a forma clínica pulmonar. Conclui-se que a tuberculose atingiu predominantemente os homens e população em idade economicamente ativa, deste modo podendo promover maior absenteísmo, redução da renda, interferindo na qualidade de vida da população. Deste modo, evidencia-se que a tuberculose se mantém como doença de alta prevalência no país, que atinge de forma heterogênea os territórios, necessitando de fortalecimento da vigilância no controle e prevenção da doença para o alcance da redução de casos novos.
Palavras Chave
Tuberculose. Vigilância. Saúde Pública
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Iramar BORBA DE CARVALHO NOGUEIRA, Naercia Ranúzia do Nascimento Torres Vitorino, André Luiz Luiz Sá de Oliveira, HAIANA CHARIFKER SCHINDLER