Dados do Trabalho
Título
FATORES BIOLÓGICOS E SOCIOCULTURAIS RELACIONADOS A BAIXA ATIVIDADE DE G6PD NO CONTEXTO DA MALÁRIA CAUSADA POR PLASMODIUM VIVAX
Introdução
Paludismo ou malária é uma doença infecciosa febril aguda que mais causa mortes no mundo, transmitida pela picada do mosquito Anopheles fêmea infectado pelo Plasmodium ssp, o Plasmodium vivax é a espécie com maior distribuição geográfica, responsável por 82,2% dos casos autóctones no Brasil. As drogas utilizadas para alcançar a cura radical são primaquina e recentemente a tafenoquina, no entanto devido ao alto poder de hemólise dessas drogas é necessário a triagem de G6PD antes da prescrição. Para contornar essa situação o Ministério da Saúde incorporou no diagnóstico de malária o teste de G6PD e o tratamento com primaquina semanal, o que ocasionou mudanças na rotina de tratamento dos pacientes. Portanto é fundamental compreender a percepção do paciente sobre esses aspectos para auxiliar em uma boa adesão ao tratamento.
Objetivo (s)
Compreender os fatores biológicos e socioculturais que afetam a vida de pacientes com baixa deficiência de G6PD e que vivem no contexto de malária vivax.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Realizado em Manaus e Porto Velho. A partir do banco de dados do estudo EFFECT foram selecionados 20 pacientes com baixa atividade de G6PD para serem realizadas entrevistas individuais em profundidade, as quais foram transcritas e analisadas no software MAXQDA, através de análise temática. O trabalho possui aprovação ética no Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.
Resultados e Conclusão
A maioria dos pacientes entrevistados teve mais de uma malária e são residentes em áreas rurais das capitais. Pacientes em áreas endêmicas reconhecem os sintomas e procuram atendimento rapidamente nas "casinhas de malária"(Unidade Básica de Saúde). Eles conhecem os tratamentos, mas muitos não compreendem o teste de G6PD e seu propósito, alguns acreditam que é algo relacionado à anemia ou ao fígado. Os participantes relataram também efeitos colaterais com tratamentos anteriores, como mal-estar ou urina escura, e alguns usam remédios caseiros para esses sintomas. Há confusão sobre a razão pela qual o medicamento é tomado apenas uma vez por semana, principalmente em comparação com tratamentos de familiares. Os achados destacam a importância de informar os pacientes adequadamente para melhorar a compreensão e adesão ao tratamento, seja por meio de conversas com profissionais de saúde, materiais educativos ou outras metodologias.
Palavras Chave
malária; G6PD; Primaquina; Tafenoquina
Área
Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Rafaela Nunes Dávila, Ana Paula Silva Oliveira, Hiran Sátiro Souza Gama, Hélio Afonso Amazonas Junior, Alicia Patrine Cacau Santos, Evellyn Antonieta Rondon Tomé Silva, Diego Rafael Lima Batista, Inácio Coelho Sá, Theo de Lima Guerra, Felipe Gomes Leão Murta