Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO TRANSMISSÃO VERTICAL DO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV).
Objetivos(s)
Realizar ação educativa aos profissionais de saúde de um hospital de referência materno-infantil no estado do Pará, para promoção do aumento da adesão às medidas de profilaxia da transmissão vertical do HIV em parturientes infectadas pelo HIV.
Relato do Caso
Desenvolvimento de ação educativa intitulada curso de atualização dos protocolos de profilaxia do HIV e alta assistida farmacêutica dos recém-nascidos de parturientes infectadas pelo HIV na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará composta por 04 palestras para equipe multidisciplinar. Link de coleta dados para avaliação das palestras foi disponibilizado ao final do curso. Análise de satisfação realizada pela ferramenta Net Promoter Score (NPS) e a descrição por síntese narrativa. Pesquisa aprovada CAAE: 74304523.1.0000.5171. As palestras foram realizadas utilizando recursos áudios visuais, contando com a presença de 19 profissionais de saúde de várias categorias. Ao término os participantes avaliaram quanto aspectos gerais (informações recebidas; cumprimento da programação; carga horária; instalação e coordenação do evento), quanto ao facilitador (comunicação; domínio do assunto; organização de processo; clareza e objetividade e relacionamento com os participantes), quanto ao conteúdo (assunto ministrado, relacionamento com as atividades desenvolvidas e se formaria agente multiplicador), quanto a satisfação em relação a capacitação, pontos fortes, pontos fracos; pontos de melhoria e quanto a recomendação do curso. Alcançando conceito “excelente-bom”, na maioria dos quesitos apreciados, obtendo apenas um resultado “regular” na questão de formação de multiplicadores. A análise de satisfação pela ferramenta NPS constatou que 89,4% dos participantes recomendariam as palestras.Porém como todo traçado científico, apresentou dificuldades de articulação dos profissionais envolvidos, resistência a mudança, metodologia, entre outros. Ressaltamos a importância da educação permanente em saúde (EPS) na qualificação de profissionais de saúde visando a atualização constante e melhorando a qualidade da assistência.
Conclusão
A transmissão vertical do HIV tem sido um dos grandes desafios para a saúde pública e representa um dos problemas de maior importância em todo o mundo. Promover a adesão às condutas para a redução da transmissão vertical do HIV e as orientações do protocolo, por meio de ações educativas de atualizações aos profissionais de saúde, torna-se de vital importância para redução da transmissão vertical.
Área
Eixo 10 | 4.Outras viroses humanas e veterinárias - Outras
Autores
Ana Nízia da Silva Palheta de Aragão, Anna Paula Alves Monteiro, Gisele Regina Almeida Alves, João Pedro dos Reis Lima, Ralrizônia Ferreira Sousa, Cinthia Cristina Sousa de Menezes da Silveira, Andréa das Graças Ferreira Frazão, Valéria Regina Cavalcante dos Santos