Dados do Trabalho


Título

Investigação de surto de covid-19 em unidade hospitalar: ações integradas das vigilâncias sanitária, epidemiológica e em saúde do trabalhador

Objetivos(s)

Descrever a experiência da ação conjunta entre as equipes das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Saúde do Trabalhador de um Núcleo Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da BA no apoio institucional à investigação de surto de COVID-19 entre profissionais de saúde e pacientes de de um hospital público de médio porte. 

Relato do Caso

Esse relato trata da experiência da ação conjunta entre as equipes das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Saúde do Trabalhador de um Núcleo Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia no apoio institucional à investigação de surto de COVID-19 entre profissionais de saúde e pacientes de um hospital de médio porte e referência microrregional, no ano de 2020. Foram realizadas as seguintes ações: coleta de informações para esclarecer a vinculação entre os casos confirmados; inspeção de ala de atendimento de pacientes suspeitos de COVID-19 para avaliar as condições sanitárias local, fluxo de atividades, estrutura física e documentação. Foram detectados 23 casos positivos para SARS-COV2: 01 caso índice (A), 11 relacionados ao contato direto com o caso A, 08 decorrentes indiretamente do caso A e 03 em que não foi possível estabelecer conexão entre os contatos diretos e indiretos com o caso A testados positivos, mas que estavam relacionados à instituição de trabalho. A maioria dos casos foi entre profissionais de saúde (63,6%); a faixa etária mais acometida foi de 40-49 anos (30,43%); 69,8% foram do sexo feminino. 57% dos profissionais de saúde relataram apenas uso de máscara cirúrgica como equipamento de proteção individual  e 35% informaram não ter utilizado qualquer EPI. 

Conclusão

A não utilização de EPI deveu-se a não suspeição do diagnóstico de COVID-19 do caso A. A forma de utilização dos EPI pelos profissionais e seu manejo no momento da retirada foi considerada como potencial fonte de contaminação. O fato desses dispositivos estarem acessíveis ao manuseio de todos, pode ter incorrido em provável contaminação desse material. O hospital adotou as medidas descritas nas normativas vigentes quanto ao afastamento de servidores sintomáticos e estabelecimento do fluxo de atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios. Houve esforço da gestão no preparo da equipe para o enfrentamento da pandemia e na garantia da testagem de todos os trabalhadores. Ainda assim, o número de casos confirmados da doença vinculadas ao hospital demonstrou a necessidade de aprimorar condutas que se adequassem melhor às características da pandemia.

Área

Eixo 17 | 2.Vigilância em saúde - Investigação de Surtos

Autores

Gleicielle Aparecida de Oliveira Andrade, Yndiara Novaes Santos Oliveira, Adriana Galdino Batista Pereira