Dados do Trabalho


Título

INDICADORES DE DESEMPENHO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO PROGRAMA PREVINE BRASIL DE UM MUNICÍPIO DO PARÁ

Introdução

O Programa Previne Brasil (PPB), tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso dos usuários aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), fazendo uso de indicadores, entre os quais o de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Na Amazônia brasileira faz-se necessário o olhar de acordo com suas nuances, devido à diversidade e peculiaridade da sua sociodiversidade que convivem com altos índices de vulnerabilidade social e sanitária, além de uma distribuição limitada de serviços de saúde. Diante desse cenário desafiador, a avaliação dos indicadores de saúde torna-se essencial para entender as necessidades locais e adaptar as estratégias do PPB, buscando soluções que respeitem essas particularidades.

Objetivo (s)

Avaliar os indicadores de desempenho 6 e 7 relacionados as DCNT do PPB de um município de Tucuruí - Pará, localizado na Amazônia Brasileira, no período compreendido de de janeiro a dezembro de  2023. 

Material e Métodos

Trata-se de estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa. Utilizou-se fonte de dados secundários, de acesso aberto e gratuito,  do Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB), do município de Tucuruí-PA. Para classificação dos resultados foi obedecido os critérios dispostos na nota técnica nº 5/2020 do Ministério da Saúde, os quais descrevem quatro categorias de desempenho: ruim (atribuída aos registros de cobertura inferiores a 40% da meta estipulada), razoável (cobertura entre 40% e 70%), bom (coberturas de 70% a 99%) e ótimo (superação das metas estabelecidas).Os dados extraidos foram tabulados em gráficos e tabelas por meio do Microsoft Excel 2017. 

Resultados e Conclusão

Durante o período estudado, os indicadores relacionados às DCNT apresentaram um resultado de 40%, classificando-se como "razoável" de acordo com os parâmetros estabelecidos, o que indica que a meta não foi alcançada. Esse achado sugere uma possível falha ou ausência de estratégias efetivas de busca ativa de pacientes, além de indicar a necessidade de revisões e melhorias no perfil de atendimento oferecido aos pacientes com DCNT. A análise dos indicadores de saúde evidencia lacunas significativas na cobertura e na eficácia do atendimento primário. A necessidade de intervenções mais robustas é evidente, destacando a importância de estratégias proativas, como a busca ativa de pacientes e a adaptação do perfil de atendimento. Fortalecer a atenção primária e adotar abordagens personalizadas são fundamentais para reduzir as disparidades e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Palavras Chave

Indicadores de saúde; Programa Previne Brasil; Doenças crônicas não transmissíveis; Amazônia Brasileira

Área

Eixo 19 | Outros

Autores

VALERIA REGINA CAVALCANTE DOS SANTOS, Nayara Lima Milhomem, WENDREL GONÇALVES FURTADO, DEBORAH TATIANE PINHEIRO DOS SANTOS COSTA, ANA PAULA FIGUEIREDO DE MONTAVÃO FRANÇA, DEISIANE DA SILVA MESQUITA, CINTHIA CRISTINA SOUSA DE MENEZES DA SILVEIRA, ANDREA DAS GRAÇAS FERREIRA FRAZÃO