Dados do Trabalho
Título
Polimorfismo TLR7 rs179008(A/T) está associado a baixos níveis de IFN-α, mas sem influência na carga proviral do HTLV-1
Introdução
O vírus T-linfotrópico humano 1 (HTLV-1) é o agente etiológico da leucemia de células T do adulto (ATL), mielopatia associada ao HTLV (HAM) e outras manifestações inflamatórias. TLR7 é o receptor de detecção da ssRNA, que induz a síntese de interferons do tipo I, inibindo a replicação viral. A desregulação da expressão de TLR7 pode influenciar a atividade antiviral e comprometer o controle das infecções. O gene do TLR7 está localizado no cromossomo X e algumas variações genéticas em TLR7 podem induzir alterações na expressão gênica do receptor, tendo um impacto na replicação dos vírus e na resposta inflamatória, as quais podem determinar a evolução da infecção pelo HTLV-1.
Objetivo (s)
Avaliar a associação do polimorfismo TLR7 rs179008 (A/T) com a ocorrência de infecção pelo HTLV-1 e o desenvolvimento de doenças associadas ao vírus.
Material e Métodos
O estudo incluiu 159 amostras de sangue de pessoas com HTLV-1 (66 com manifestações clínicas e 93 assintomáticos). O grupo negativo para HTLV-1 foi formado por 159 amostras. Todas as amostras foram submetidas a extração de DNA e genotipadas para TLR7 rs179008 (A/T) pela técnica de PCR em tempo real. A dosagem de IFN-α foi feita por ELISA. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Com Seres Humanos do ICS da UFPA (CAAE:63427822.3.0000.0018).
Resultados e Conclusão
A frequência de portadores do polimorfismo (AT/TT/T) de TLR7 rs179008 (A/T) não foi diferente entre os grupos controle e HTLV-1. Indivíduos portadores do polimorfismo (AT/TT/T) foram mais frequentes no grupo que apresentava sintomas de doenças inflamatórias associadas ao HTLV-1 em comparação ao grupo assintomático (p=0.0060; OR= 2.88). Os níveis de IFN-α não foram diferentes entre os grupos sintomático e assintomático. Indivíduos com HTLV-1 portadores do polimorfismo (AT/TT/T) apresentaram menores níveis de IFN-α comparado àqueles não portadores do polimorfismo (AA/A) (p=0.0241). Indivíduos com HTLV-1 assintomáticos portadores do polimorfismo (AT/TT/T) tinham menores níveis de IFN-α (p=0.0219), mas esse perfil não foi observado no grupo com sintomas. Os níveis de carga proviral do HTLV-1 não foram diferentes entre os portadores do polimorfismo (AT/TT/T) e os indivíduos que não tinham o polimorfismo (AA/A). O polimorfismo TLR7 rs179008 (A/T), relacionado com a alteração na estrutura do receptor, parece estar associado a uma redução dos níveis de IFN-α na infecção pelo HTLV-1, mas sem influência na replicação do vírus.
Palavras Chave
HTLV-1; TLR7; polimorfismo; IFN-α
Área
Eixo 10 | 4.Outras viroses humanas e veterinárias - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Emmanuelle Giuliana Mendes Santana, Fabiane dos Santos Ferreira, Wandrey Roberto dos Santos Brito, Felipe Texeira Lopes, Aline Cecy Rocha de Lima, Gabriel dos Santos Pereira Neto, Ednelza da Silva Graça Amoras, Izaura Maria Vieira Cayres-Vallinoto, Antonio Carlos Rosário Vallinoto, Maria Alice Freitas Queiroz