Dados do Trabalho
Título
Tecnologia e Saúde: como o desenvolvimento de painéis interativos subsidiou a gestão eficiente durante a epidemia de Dengue na Bahia
Objetivos(s)
Descrever o desenvolvimento de painéis de dados que consolidaram informações epidemiológicas para a gestão eficiente da epidemia de dengue no estado da Bahia em 2024.
Relato do Caso
A epidemia de dengue que atingiu o estado da Bahia em 2024 representou grande desafio para autoridades sanitárias e equipes técnicas. A necessidade de uma gestão eficiente dos dados epidemiológicos foi fundamental para desencadear ações voltadas à contenção da disseminação viral e minimizar os impactos desta crise sanitária. Neste contexto, o desenvolvimento de painéis interativos surge como ferramenta imprescindível para qualificar informações e subsidiar tomadas de decisões oportunas. Os painéis interativos foram desenvolvidos por meio do software da Microsoft Power BI. Os dados foram coletados, consolidados e analisados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, responsável pela gestão das bases a nível estadual através do SINAN. As bases geradas foram disponibilizadas à equipe de tecnologia da Diretoria de Modernização Administrativa, que apresentava protótipos desenvolvidos para validação da área técnica. Esse trabalho não exigiu submissão à Comissão de Ética, por se tratar de dados secundários anonimizados. O portal das arboviroses é composto por três painéis independentes (dengue, chikungunya e zika) atualizados diariamente. Eles apresentam informações epidemiológicas (casos prováveis e graves, incidência, óbitos, letalidade) e sociodemográficas referentes a pessoa (sexo, idade, raça/cor), tempo (semanas epidemiológicas) e lugar (municípios, região, macrorregião). O painel de dengue apresenta um diagrama de controle para acompanhamento da curva epidêmica e a classificação dos municípios segundo cenário epidemiológico (endêmico, alerta, risco, epidemia). Foi disponibilizado também um painel aberto público, com dados sintetizados sobre o cenário da dengue no estado.
Conclusão
A implementação dos painéis permitiu gestores e técnicos acompanharem continuamente a dinâmica epidemiológica das arboviroses na Bahia, possibilitando alocação precisa de recursos e permitindo verificar a eficácia das medidas de controle implementadas; resultando em uma gestão eficiente da epidemia de dengue. Os painéis facilitaram a comunicação entre diferentes esferas de governo e com a população, ampliando a transparência e a confiança nas ações realizadas. Destaca-se a importância da tecnologia na modernização da gestão em saúde, sugerindo sua aplicação em futuras emergências sanitárias.
Área
Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras
Autores
Ramon da Costa Saavedra, Diego Cavalcante Teixeira Daltro, Márcia São Pedro Leal Souza, Sandra Maria de Oliveira da Purificação, Ana Claúdia Fernandes Nunes da Silva, Daniele Ribeiro de Souza, Egivando Gonçalves dos Santos, Alan Tiago Bonfim de Andrade, Gustavo Henrique dos Santos, Luth Gouveia Caymmi, Marcos Elias dos Santos Maia