Dados do Trabalho


Título

AÇÕES DO VIGIDESASTRES - BA EM APOIO A RESPOSTA DA EMERGÊNCIA POR DESASTRE NATURAL NO RIO GRANDE DO SUL

Introdução

O Estado do Rio Grande Sul vem passando por situações de eventos climáticos extremos nos últimos anos, notadamente desde 2023, com consideráveis impactos relacionados a danos humanos e estruturais. As situações de reposta também se configuram de formas diferentes ao longo dos eventos, sua amplitude de impacto, distribuição das condições de respostas em tempo oportuno e estratégias resilientes em cooperações intergovernamentais e intersetoriais. Durante as enchentes no início de maio de 2024, com o cenário de desastre instalado em RS, o Estado da Bahia, através da equipe técnica da do Vigidesatres foi mobilizada e encaminhada inicialmente para os municípios de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, e posteriormente para os municípios de Encantado, Marques de Souza e Cruzeiro do Sul a fim de apoiar as equipes técnicas Estaduais e Municipais no gerenciamento das ações do desastre.

Objetivo (s)

Relatar o apoio das estratégias de resposta a emergência por desastre natural nas 5° e 16° Coordenadorias Regionais de Saúde – CRS / RS.

Material e Métodos

Participar dos gabinetes de Crise instalados, acompanhar inspeção em abrigos tanto humanos quanto animais, reuniões com equipe técnica e gestores das Coordenadorias Regionais e dos municípios, apoio na triagem dos animais resgatados, análise do cenário do desastre bem como avaliação da ocorrência das doenças emergentes nessa situação de desastres, apresentação de documentos norteadores em situação de saúde e orientações referentes aos planos de preparações e respostas, matriz de responsabilidades e Boletins Infográficos (BI). 

Resultados e Conclusão

As visitas ocorreram de 02 a 23 de maio de 2024. Além das reuniões realizadas foram produzidos boletins diários e ao final um relatório consolidando todas as atividades que foi encaminhado aos respectivos técnicos do estado do RS, como forma de subsidiar a continuidade das ações no desastre e pós desastre,  bem como na elaboração de planos de preparação e respostas municipais e regionais como forma de obter uma resposta rápida com redução de danos e favorecendo maior celeridade na recuperação, reconstrução  e mitigação dos danos à população afetada. Além da equipe do vigidesastres a equipe do estado da Bahia também incluiu trabalhadores de outras instituições a exemplo do Corpo de Bombeiros, Divisa/Coviam, e dos munícipes de Salvador e ilhéus, permitindo um apoio interinstitucional, possibilitando ações em frentes diversas de apoio às equipes estaduais e municipais.

Palavras Chave

Desastres Naturais; Respostas em desastres; Emergência

Área

Eixo 17 | 1.Vigilância em saúde - Emergências em Saúde Pública

Autores

Edson EDSON Ribeiro Júnior, Fabiola Azevedo Araújo, Gustavo Soares Leão