Dados do Trabalho


Título

Análise epidemiológica da incidência de tuberculose nas populações bovina e seus impactos na saúde humana (2014 - 2023)

Introdução

A Tuberculose (TB) causada pelo Mycobacterium bovis (MB) é uma doença infectocontagiosa de interesse significativo. Determinar sua incidência na população bovina e humana é um desafio. Este estudo busca entender as relações entre a subnotificação da Tuberculose Bovina (BTB), a indisponibilidade de identificação da espécie micobacteriana na maioria dos casos de tuberculose humana e a relação epidemiológica dos adoecimentos humano e bovino.

Objetivo (s)

Investigar a correlação entre a incidência de tuberculose em humanos e bovina, identificando falhas diagnósticas, e assim, propor medidas de intervenção no contexto de Saúde Coletiva.

Material e Métodos

Realizou-se uma análise epidemiológica, utilizando o Sistema Nacional de Informação Zoossanitária (SIZ) e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN, de 2014 a 2023, no Brasil. Focando nas incidências de BTB e de TB em humanos causada por MB.

Resultados e Conclusão

No período, foram notificados 46.204 casos de BTB pelo SIZ. Documentou-se uma variação significativa no número de notificações de BTB, com pico de 7.172 casos em 2019 e redução nos anos seguintes até a menor marca registrada de 2.428 casos em 2023. Em relação à tuberculose em humanos, foram 1.015.772 de TB no período, sendo que em 661.113 casos a cultura do escarro não foi realizada. Os dados refletem limitações na coleta de informações tanto na saúde humana quanto bovina. Dada à extensão territorial e a produção pecuária do Brasil, além da dificuldade de monitoramento dos sintomas nos animais, a BTB pode estar subnotificada. Os dados do SINAN mostram a ausência de informações nacionais específicas sobre adoecimento por MB, essa ausência inclui a falta de segmentações dos dados como agente causador da TB, resultados de culturas de escarro, local de residência (urbana ou rural), ocupação laboral e possíveis formas de infecção. Dentro do conceito de Saúde Única, que preconiza uma abordagem integrada entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental, percebemos que essas falhas representam gargalos assistenciais que impedem o alcance das metas do programa End TB Strategy. Propomos uma maior integração entre os elos da produção pecuária e órgãos públicos para diminuir as subnotificações. É crucial, ainda, ampliar a coleta de culturas de escarro em humanos para determinar a extensão exata da infecção por MB, além de expandir a coleta de dados que alimentam o SINAN, compreendendo assim seu impacto na saúde coletiva.

Palavras Chave

Tuberculose; zoonose; fatores de risco; Prevenção; estratégias de controle

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Autores

FABRÍCIO VIEIRA DE SOUSA, LARA ANDRADE SANTOS, ISIS CARVALHO ENCARNAÇÃO, MARCO ANTÔNIO FERREIRA RESENDE, DANIEL PINTO COELHO, SILVIO DIVINO DE OLIVEIRA, MYLLA SPIRANDELLI VIEIRA, ABEL DIB RAYASHI