Dados do Trabalho
Título
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL, MACRORREGIÃO DE SAÚDE NORTE- BAHIA, 2012 A 2022
Introdução
A leishmaniose visceral (LV) é uma doença crônica, de alta letalidade e ampla distribuição no Brasil e incorpora a lista das doenças negligenciadas de grande importância, pois ocorre com maior frequência em populações em vulnerabilidade social. É causada pelo parasita Leishmania ssp., sendo a Leishmania infantum a espécie mais envolvida na transmissão e o principal vetor o Lutzomya longipalpis (flebotomíneo). Os principais reservatórios no ambiente urbano são os cães e no silvestre, as raposas e os marsupiais.
Objetivo (s)
Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo descrever o perfil epidemiológico da LV na macrorregião norte da Bahia.
Material e Métodos
Estudo descritivo baseado em dados do Sistema de Informação Agravos de Notificação (SINAN), estratificação de risco de LV 2020-2022 - OPAS e dados populacionais do IBGE. Selecionou-se casos confirmados de LV residentes da macrorregião norte da Bahia, de 2012 a 2022, e empregou-se o Tabwin35 e o Excel 2019 para cálculo da incidência, letalidade, proporção de casos em menores de 5 anos e percentual de confirmação laboratorial.
Resultados e Conclusão
A incidência média de LV na macrorregião norte foi de 2,32/100 mil habitantes, sendo mais elevada no ano de 2014 (4,8/100 mil hab.). Observou-se maior acometimento de indivíduos do sexo masculino (65,6%) e menores de 05 anos (28,8%) sendo a maioria (73,22%) dos casos confirmados laboratorialmente. A letalidade média foi de 4,59%. Conforme a estratificação de risco, dos 28 municípios da macrorregião, 15 apresentam transmissão de LV, sendo 12 de baixo risco, dois de médio risco e um de alto risco. Portanto, conclui-se que a LV apresenta forte endemicidade na macrorregião norte demandando mais ações para o seu controle e prevenção, tais como um trabalho descentralizado da vigilância entomológica pelos municípios, melhorias das condições ambientais e de habitação e intensificação do inquérito sorológico canino associado a utilização de coleiras inseticidas.
Palavras Chave
Leishmaniose Visceral; Notificação; Doenças Negligenciadas; Doença Crônica
Área
Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única
Autores
Aline Souza de Oliveira Brito, Rita de Cassia Oliveira de Carvalho Sauer, Jakson Braz Alves, Camaia Marques Sobral, Fernanda Baia da Costa, Yasmim Ferreira de Oliveira, Mônica Vicente de Souza, Bruna Vitória Lopes de Oliveira, Simone Silva Ribeiro, Helder Silveira Coutinho