Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS FARMACOCINÉTICOS DA CLOROQUINA NA RECORRÊNCIA PARASITÁRIA DE MALÁRIA VIVAX

Introdução

A bacia amazônica ocidental é uma importante área endêmica para malária por P.vivax. Nos últimos anos, diversos relatos mostraram a falha do tratamento com cloroquina, o que pode estar relacionado à resistência. A avaliação da resistência à cloroquina requer a avaliação da exposição ao fármaco e, quando possível, a estimativa dos parâmetros farmacocinéticos. No entanto, não há dados sobre a farmacocinética da cloroquina nesta área endêmica. Além disso, a influência do reaparecimento precoce de parasitas no sangue sobre a exposição à droga foi pouco explorada na literatura.

Objetivo (s)

O presente estudo descreveu os parâmetros farmacocinéticos da cloroquina no sangue total de pacientes adultos com malária por P. vivax da bacia amazônica ocidental brasileira e comparou a área sob a curva (AUC) com o resultado parasitológico no dia 28.

Material e Métodos

Um total 40 pacientes foram incluídos no estudo, 19 deles em um grupo de individos com recorrência do parasita em 28 dias e 21 pacientes em outro grupo sem recorrência. A cloroquina foi medida por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) nos tempos 0, 24, 72, 168, 336, 504 e 672 horas. Os parâmetros farmacocinéticos foram estimados por modelagem não compartimental. 

Resultados e Conclusão

Todas as amostras foram analisadas com sucesso. A concentração máxima variou de 1285 a 2030 ng/mL, entre os dois grupos avaliados não foi observada diferença estatística nos tempos de seguimento analisados (p>0,05). A meia-vida terminal variou de 5,3 a 12,8 dias, sem diferença estatística entre os grupos (p=0,9). O volume de distribuição foi de 1090 a 2340 L/kg sem diferença estatística entre os grupos (p=0,5), e a área sob a curva até a última concentração mensurável foi de 247 a 432 ng/mL.h, também sem diferença estatística entre os grupos (p=0,8). Os parâmetros farmacocinéticos foram semelhantes nos dois grupos, o que sugere a falta de influência do reaparecimento precoce dos parasitas na farmacocinética da cloroquina.

Palavras Chave

Malária vivax; Cloroquina; farmacocinética; Recorrências

Área

Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária

Autores

Marly M Melo, Monica R. F Costa, Franklin S. S. Filho, José D. Brito-Sousa, Anne C. G. Almeida, Wuelton M M, Gisely C MELO, José Luiz F Vieira, Maria das Graças C Alecrim