Dados do Trabalho
Título
Percepções de homens que fazem sexo com homens sobre dificuldades de Acesso à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV/AIDS (PrEP): um estudo qualitativo na Amazônia Brasileira.
Introdução
A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma estratégia eficaz na prevenção do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas em risco potencial para a infecção pelo HIV. Percepções negativas, compreensão inadequada e barreiras de acesso têm sido associadas à diminuição da adesão à medicação. Manaus é uma metrópole na Amazônia brasileira, onde a incidência de HIV/AIDS é alta e as taxas de adesão ao tratamento antirretroviral para HIV e PrEP são baixas.
Objetivo (s)
O objetivo deste estudo foi descrever as percepções de homens que fazem sexo com homens sobre os desafios ao acesso à profilaxia pré-exposição em uma metrópole da Amazônia Brasileira.
Material e Métodos
Foram realizadas 21 entrevistas em profundidade com um grupo de participantes amostrados intencionalmente que usaram PrEP pelo menos uma vez na vida, selecionados por meio da técnica bola de neve, entre abril e julho de 2022. Foi realizada uma análise temática com abordagem predominantemente indutiva.
Resultados e Conclusão
Foram destacados três temas relevantes: (i) acesso à informação sobre a PrEP e suas influências nos usuários, (ii) acesso, monitoramento e barreiras encontradas, e (iii) facilitadores para adesão à PrEP e comportamentos sexuais. Uma das percepções negativas identificadas no estudo envolve uma má compreensão da associação entre os utilizadores da PrEP e o viver com HIV/AIDS. Os participantes revelaram que alguns não utilizadores de PrEP suspeitam que os indivíduos que alegam utilizar PrEP ocultam seu status positivo para HIV, para praticarem sexo desprotegido. A falta de informação por parte dos profissionais de saúde sobre os variados métodos de prevenção do HIV se mostrou uma barreira significativa ao acesso e à adesão à PrEP. Os participantes enfatizaram o papel crucial das redes sociais na sensibilização sobre a PrEP. Os resultados sugerem a necessidade de ampliar a divulgação digital relacionada à PrEP, descentralizar os serviços de PrEP e fornecer formação abrangente em cuidados de saúde para melhorar a eficácia da medida preventiva.
Palavras Chave
hiv; Profilaxia Pré-Exposição (PrEP); Prevenção Combinada; Acesso; AIDS
Área
Eixo 19 | Outros
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Diego Rafael Lima Batista, Rafaela Nunes Dávila, Alicia Cacau Santos, Hélio Afonso Júnior Amazonas, Ana Paula Oliveira, Théo Lima Guerra, Evellyn Antonieta Rondon Tomé Silva, Rondienny Andrade Filgueiras, Vinicius Azevedo Machado, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, Felipe Leão Gomes Murta