Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DAS NOTIFICAÇÕES DE CASOS CONFIRMADOS DE HANTAVIROSE EM SANTA CATARINA (2007-2023)
Introdução
A hantavirose é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus do gênero Hantavírus, podendo este ser transmitido por roedores infectados. Em casos graves, a infecção ocasiona a síndrome cardiopulmonar por hantavírus (HCPS), caracterizada por pneumonia severa e choque, podendo levar o acometido a óbito. Compreender a dinâmica epidemiológica da hantavirose, identificar tendências ao longo dos anos é essencial para alocar recursos e implementar estratégias de vigilância sanitária, visando reduzir a incidência e mortalidade da enfermidade.
Objetivo (s)
Analisar as notificações de casos confirmados de hantavirose em Santa Catarina entre o período de 2007 a 2023.
Material e Métodos
Este estudo caracteriza-se como um estudo descritivo, utilizando dados secundários de acesso público obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) sobre casos de hantavirose em Santa Catarina no período de 2007 a 2023. As variáveis analisadas incluem: ano, número de casos confirmados e óbitos. A taxa de letalidade foi calculada dividindo o número de óbitos pelo total de casos confirmados, multiplicado por 100. Os gráficos e análises foram realizados no software Excel.
Resultados e Conclusão
Durante o período analisado, foram confirmados 281 casos de hantavirose em Santa Catarina. O ano com o maior número de casos foi 2013, com 26 confirmações, enquanto o ano com o menor número foi 2018, com apenas 5 casos. No que diz respeito aos desfechos, durante o período de estudo, foram registrados 80 óbitos, resultando em uma taxa de letalidade de aproximadamente 28,5% (80 óbitos em 281 casos confirmados). Analisando os dados anuais, é possível observar flutuações na quantidade de óbitos, que podem estar associadas a fatores como a virulência do hantavírus em circulação, a rapidez e a eficácia do diagnóstico e tratamento, bem como a conscientização da população sobre os riscos e sintomas da doença. Em suma, a análise de casos confirmados e óbitos à hantavirose no período analisado, revela uma situação preocupante em termos de saúde pública. Preenche uma lacuna no conhecimento epidemiológico da hantavirose na região e serve como um importante instrumento para a promoção da saúde pública.
Palavras Chave
Hantavírus; Letalidade; Notificação; Casos e óbitos; Santa Catarina
Área
Eixo 10 | 1.Outras viroses humanas e veterinárias - Hantavirose
Autores
Wellyngton Vieira Eufrazio, Edenilson Osinski Francisco, Millena Fernandes, Renan Konig Leal, Caroline Pereira Vieira, Carolina Zomer da Silva, Rafael Nord, Ester Cristina Correa da Rocha, Mariane Pereira Silva , Josiane Somariva Prophiro