Dados do Trabalho
Título
INFECÇÃO POR PAPILOMAVIRUS HUMANO (HPV) EM ESTABELECIMENTOS PENAIS FEMININOS, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL
Introdução
O Papilomavirus humano (HPV) é o vírus causador da infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum no mundo. É classificado de acordo com seu potencial oncogênico em HPV de alto risco (High Risk HPV – HR HPV) e HPV de baixo risco (Low Risk HPV – LR HPV). Cerca de 70% dos cânceres do colo do útero (CCU) são atribuídos aos tipos HR-HPV 16 e 18. A persistência da infecção pelo vírus constitui-se como causa necessária para o desenvolvimento do CCU, porém não suficiente, fatores epidemiológicos e de saúde reprodutiva podem estar associados. As mulheres privadas de liberdade são um grupo vulnerável ao desenvolvimento de doenças e agravos à saúde, especialmente às IST, como as infecções pelo HPV, e em consequência ao desenvolvimento do CCU.
Objetivo (s)
Verificar a prevalência de infecção por HR- HPV em mulheres privadas de liberdade.
Material e Métodos
Foram participantes da pesquisa 141 mulheres privadas de liberdade de dois estabelecimentos penais femininos de regime fechado de Mato Grosso do Sul. O estudo foi transversal com abordagem quantitativa com a coleta de dados por meio de entrevista e coleta de amostra de células cervicais para teste de DNA de HPV pelo método de PCR em tempo real. Os dados foram analisados no software RedCap. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Resultados e Conclusão
A faixa etária predominante foi de 25 a 34 anos (41,8%). Sobre o que é HPV, 94 (66,7%) participantes disseram não saber. Quanto a transmissão, 78 (55,3%) afirmaram que a transmissão se dá por sexo vaginal. Em relação a vacina contra o HPV, 72 (51,1%) disseram que existe vacina. Um total de 33 (23,4%) participantes testaram positivo para DNA de HPV, dentre estas, os tipos virais mais frequentes foram, HR- HPV 16 (9,2%), HR- HPV 45 (6,4%), HR- HPV 18 (4,3%), HR-HPV 33 (3,5%), HR- HPV 51 (2,1%) e HR- HPV 52; 59 e 66 (1,4%). Cerca de um quinto das participantes apresentaram teste positivo para DNA de HPV. Foi possível observar uma variabilidade de genótipos HPV nas amostras analisadas, sendo o tipo viral mais frequente o HR- HPV 16.
Palavras Chave
Infecções sexualmente transmissíveis; prisões; Neoplasias do colo do útero
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Autores
Elaine Regina Prudencio Hipólito Silva1, Jennifer Naed Martins Freitas, Lislainy Silva Santos, Andréia Julião França Graeff, Ana Paula Machado Cunha, Márcia Rodrigues Ribeiro Andrade, Alda Maria Teixeira Ferreira, Cacilda Tezelli Junqueira Padovani, Inês Aparecida Tozetti