Dados do Trabalho
Título
Integração das ações na perspectiva da Saúde Única para controle de surto de diarreia em Corumbá/MS, cidade fronteiriça com a Bolívia.
Introdução
Considerando as especificidades da região de fronteira, especialmente nas cidades gêmeas, é crucial facilitar o acesso da população aos serviços de vacinação, bem como adotar medidas oportunas e integradas entre os serviços envolvidos na vigilância em saúde humana, animal e ambiental.
Objetivo (s)
Descrever a importância da comunicação oportuna e integração entre vigilância em saúde, vigilância ambiental e animal, no processo de tomada de decisão e implementação de ações estratégicas visando mitigar os efeitos de um surto de diarreia em uma cidade de fronteira com ocorrência de casos positivos de rotavírus, incluindo um óbito infantil.
Material e Métodos
Conforme registros Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN, houve um pico nos registros de casos na SE-29 (444 notificações). Esse dado desencadeou uma série de ações locais, como: emissão de alerta local e comunicação aos níveis estadual e federal; ampliação das coletas laboratoriais em crianças menores de cinco anos; orientação para atenção primária sobre a importância das notificações e manejo do paciente com diarreia; e por fim, estudo local dos bairros afetados da cidade por ocorrência e análise de fatores associados ao surto. Pelo teor da pesquisa não houve submissão ao Comitê de Ética local.
Resultados e Conclusão
Para além das ações locais foram acionadas as Coordenadorias Estaduais de Imunização, de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, de Vigilância Ambiental, bem como os representantes do Ministério da Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública, para estudo do caso, discussão das ações desenvolvidas e proposição de ações futuras. Ademais, foi proposto a investigação minuciosa dos casos positivos de rotavirus, que ao longo do surto somaram oito casos positivos até a SE-29. Para isso, buscou-se correlacionar a cadeia de transmissão, fatores de risco, história pregressa dos casos, entre outros fatores para auxiliar na investigação completa dos casos e a proposição de ações de monitoramento e intervenções no contexto da saúde ambiental. Contudo, propôs-se a otimização das ações de busca para imunização para ampliação do acesso à vacina rotavírus. O presente estudo demonstra a importância da articulação intersetorial no contexto da saúde única no processo de controle de eventos de importância para saúde pública. Nessa perspectiva todos os setores envolvidos no processo, cientes da urgência e complexidade dos casos, somam esforços para mitigar os efeitos do surto e ações preventivas a curto, médio e longo prazo.
Palavras Chave
Saúde Única; Saúde na Fronteira; Vacinação; Coberturas Vacinais
Área
Eixo 17 | 2.Vigilância em saúde - Investigação de Surtos
Autores
Alberth Rangel Alves de BRITO, Maurício Simões CORRÊA, Crhistinne Cavalheiro Maymone GONÇALVES, Larissa Domingues Castilho de ARRUDA, Ana Paula Rezende de Oliveira GOLDFINGER, Frederico Jorge Pontes de MORAES, Elisangela Araújo Ribeiro do VALE, Danila Fernanda Rodrigues FRIAS, Rodolfo Portela SOUZA