Dados do Trabalho
Título
Integração da Saúde Única na Gestão de Imunobiológicos Especiais em Mato Grosso do Sul: Análise do perfil de solicitações por meio do Sistema E-CRIE
Introdução
O sistema E-CRIE é utilizado para solicitação de Imunobiológico Especial no estado de Mato Grosso do Sul e visa garantir o acesso aos Imunobiológicos Especiais de modo eficiente, célere e seguro, produção de um banco de dados com informações em saúde, garantindo acesso rápido ao histórico do paciente. A vacinação com imunobiológicos especiais citados está diretamente ligada à abordagem de Saúde Única. Essas vacinas não só protegem contra doenças graves em humanos, mas também ajudam a prevenir a propagação de patógenos, a resistência antimicrobiana e a contaminação ambiental, beneficiando assim todo o ecossistema.
Objetivo (s)
Descrever o perfil das solicitações de Imunobiológico Especial no estado de Mato Grosso do Sul.
Material e Métodos
Estudo exploratório, retrospectivo, descritivo, quantitativo, realizado por meio da análise da base de dados do sistema estadual E-CRIE, de dezembro de 2022 a maio de 2023, contemplando as variáveis: vacinas recusadas, sexo, raça/cor, faixa etária e imunobiológicos solicitados.
Resultados e Conclusão
O sistema apresentou o total cumulativo de 4.347 solicitações de Imunobiológico Especial, do total das solicitações 1.066 após avaliação dos critérios de elegibilidade foram recusadas, sendo as vacinas mais recusadas: Pneumocócica 13 (39,7%), Papiloma Vírus Humano Quadrivalente (18,8%), Pneumocócica 23 (10,0%), Meningocócica ACWY (7,6%) e Hexacelular (7,2%); referente ao sexo, 58,4% das solicitações para o sexo feminino e 41,6% para o sexo masculino. No campo raça/cor: 48,2% Branca, 46,8% parda; 3,1 % preta, 1,5% amarela e 0,4% indígena. No campo faixa etária destacou-se 60 anos ou mais (972). Em relação aos imunobiológicos mais solicitados encontram-se: Pneumocócica 23 (2.166), pneumocócica 13 (654), Hexacelular (380), Papiloma Vírus Humano Quadrivalente (264), Haemophilus Influenza tipo B (212), Meningocócica C conjugada (124), dTPa (108) e Hepatite A (108). Conclui-se que a imunização reduz a necessidade de tratamentos médicos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e minimizando riscos de transmissão de doenças entre humanos e animais. O painel gerencial do sistema de informação E-CRIE permite a identificação do perfil dos atendimentos garantindo assim o melhor controle das solicitações e estoque pela Rede de Frio Estadual, e fornece informações relevantes para o planejamento em saúde.
Palavras Chave
Sistema de Informação em Saúde; Vacinação; Vigilância em saúde
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Autores
Alberth Rangel Alves de Brito, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, Frederico Jorge Pontes de Moraes, Elisangela Araújo Ribeiro do Vale, Larissa Domingues Castilho de Arruda, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves , Rodolfo Portela de Souza , Danila Fernanda Rodrigues Frias