Dados do Trabalho


Título

Avaliação do Neurodesenvolvimento em crianças expostas ao Zika Vírus no Período Intrauterino: uma Revisão Sistemática atualizada.

Introdução

O zika-vírus (ZKV) é um arbovírus transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado, que atualmente ameaça a saúde pública, visto que a exposição intrauterina causa um grupo de anormalidades congênitas no feto, incluindo comprometimento neurológico, psicológico e motor, além de outras anormalidades estruturais pós-natais.

Objetivo (s)

Este estudo sistemático busca comparar a taxa de atraso no neurodesenvolvimento (score entre -1 e -2 e ≤-2 nas escalas de desenvolvimento) entre crianças normocefálicas não expostas e expostas ao vírus durante a gestação.

Material e Métodos

Foram utilizados as bases eletrônicas de dados PubMed, LILACS e Scielo. A busca foi conduzida no período de 2021 a 2024, em julho de 2024, e foi guiada pelos seguintes termos segundo os Descritores de Ciências da Saúde (DeCS), unidos pelos operadores “and” e “or”: Zika Virus, Normocephalic, Neurodevelopment. Foram incluídos filtros: Clinical Trial, Randomized controlled trial e foram excluídos os estudos com métodos pouco claros ou mal descritos e publicações disponíveis somente em resumo. Constituíram-se critérios de elegibilidade estudos clínicos prospectivos e retrospectivos e estudos randomizados que abordassem os métodos de avaliação do neurodesenvolvimento infantil, analisando as seguintes variáveis: pontuações no desenvolvimento neuropsicológico, cognitivo, motor (fino e grosso) e linguístico.

Resultados e Conclusão

Foram incluídos 6 estudos coorte prospectivos e 1 estudo transversal com um total de 951 pacientes normocefálicos, com 796 (83,7%) que tiveram exposição ao ZKV intraútero e, destes, 52,8% são do sexo masculino e 47,2% do sexo feminino. A análise dos dados agrupados demonstrou que não houve uma diferença significativa na taxa de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor em crianças expostas e não expostas (20,3% vs 27,1%) de acordo com a Escala de Bayley III (BSID-III) e com o Ages and Stages Questionnaire (ASQ-3). Nos casos dos expostos, apesar do grupo possuir taxas baixas de comprometimento do neurodesenvolvimento cognitivo (7,6%), motor (10,3%), psicossocial (7,9%), a pontuação na avaliação na linguagem possui um maior grau de atraso (18,8%), sendo mais baixo em grande parte das faixas etárias entre os 3 e 42 meses de vida. As evidências fornecidas nesta revisão comprovam que a exposição intraútero ao ZKV em nascidos normocefálicos não causa atrasos neurológicos significativos, porém há uma redução na pontuação na habilidade linguística.

Palavras Chave

Zika Vírus; Neurodesenvolvimento; Normocefalia; Exposição intrautero

Área

Eixo 08 | Arboviroses humanas e veterinárias

Autores

Luana Cristina Melnek Cavallini, Vitória Alice Teodoro Machado, Raul Souza Santos, Angela Maria Souza Coelho Pauferro