Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE CONTROLE DA HANSENÍASE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO MARANHÃO
Introdução
A avaliação e monitoramento em um programa de saúde, são ferramentas para a produção de informações, que se traduzem em estratégias de ação. No programa de Controle da Hanseníase são utilizados indicadores epidemiológicos e operacionais para monitorar o processo de eliminação e erradicação da doença como problema de saúde pública e avaliar a qualidade dos serviços de saúde. A avaliação fornecerá subsídios para a manutenção ou melhoria das ações desenvolvidas pelo programa, o que justifica a realização do estudo.
Objetivo (s)
Avaliar o programa de controle da hanseníase de um centro de referência para a hanseníase no Estado do Maranhão.
Material e Métodos
Estudo descritivo-avaliativo, realizado de março a agosto de 2023 num Centro de referência para hanseníase em São Luís-MA, tendo como população os casos novos residentes no referido município, diagnosticados e notificados entre os anos de 2016 a 2020. Dados coletados a partir do livro de registro e de prontuários, utilizando os parâmetros do Ministério da Saúde para avaliar os indicadores. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão sob parecer nº 2.508.780.
Resultados e Conclusão
No indicador de Proporção de casos novos com grau de incapacidade física avaliado no diagnóstico, o programa foi avaliado como Bom em todos os anos. Em relação ao indicador Proporção de casos curados com grau 2 de incapacidade avaliados no momento da alta, os resultados foram: Alto (2016), Médio (2018) e Baixo (2017, 2019 e 2020). O indicador de proporção de cura variou de Regular (2016 e 2017) a Precário (2018 a 2020). No indicador Proporção de curados no ano com grau de incapacidade física avaliado entre os casos novos, os resultados obtidos foram: Bom (2016), Regular (2017) e Precário (2018 a 2020). No indicador Proporção de abandono de tratamento entre os casos novos diagnosticados, o programa foi avaliado como Bom nos anos de 2016, 2017 e 2020; Regular em 2028 e Precário em 2019. Conclui-se que o programa no centro de referência necessita de estratégias para alcançar o parâmetro “Bom” em relação aos indicadores analisados, dado o comportamento variável das classificações, ressaltando a necessidade de monitoramento e avaliação a fim de qualificar o atendimento e serviços ofertados, e intensificar as estratégias de controle da doença no estado.
Palavras Chave
Hanseníase; Avaliação em Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Área
Eixo 11 | 3.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Hanseníase
Autores
Andreyna Sousa de Sousa , Thaysa Gois Trinta Abreu, Dorlene Maria Cardoso de Aquino , Aléssia de Souza Santos, Michelle Farias de Araújo , Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa , Cynthya Lays Batista Barroso de Sousa , Nair Portela Silva Coutinho, Maria de Fátima Lires Paiva