Dados do Trabalho


Título

Avaliação de protótipo de Ensaio Imunoenzimático-ELISA para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana com antígeno solúvel de L.(V.)braziliensis

Introdução

O Ensaio Imunoenzimático-ELISA constitui método diagnóstico sorológico de fácil execução, baixo custo e muito utilizado na rotina diagnóstica de diversos agravos. No entanto, não existe na Rede Pública de Saúde, até o momento, um método sorológico eficaz, em relação aos aspectos de acessibilidade, custo e desempenho, para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana-LTA.

Objetivo (s)

Avaliar um protótipo de kit para o diagnóstico sorológico da LTA, pelo método de ELISA. 

Material e Métodos

Possui aprovação ética, CAAE 38822920.1.0000.5262/INI.O LaPClinVigiLeish produziu o antígeno a partir de formas promastigotas de L.(V.) braziliensis. Em seguida, o antígeno produzido foi encaminhado para Bio-Manguinhos/LATED (BM) e após avaliado e adaptado à plataforma de produção, foi utilizado para produção de protótipos de ELISA. Após avaliação interna de BM (sensibilidade 96% e especificidade 92%), os protótipos foram encaminhados para validação no LaPClinVigiLeish. Para validação, o LaPClinVigiLeish utilizou 600 amostras de soro, 200 casos de LTA e 400 controles (200 doença de Chagas-DC e 200 esporotricose), analisadas em duplicata, e para resultados discordantes um terceiro ensaio foi realizado. 

Resultados e Conclusão

Os resultados preliminares demonstraram uma sensibilidade de 72,5% (95%IC 65,5-78,7) e especificidade de 96% (95%IC 92,2-98,2) quando incluídos apenas controle de esporotricose. Os resultados com os dois controles, especificidade de 61,5%(95%IC56,5-66,3), e apenas com controle de DC, especificidade de 26,3% (95%IC20,2-33,1).  Entre os resultados, 19 indeterminados:11 para grupo de LTA, 2 esporotricose e 6 DC, que não entraram na análise estatística. O trabalho ainda está em andamento e as próximas etapas serão verificação de melhor ponto de corte por meio de curva ROC, visto que até o momento foi utilizado cut off da bula, testes de repetibilidade e avaliação multicêntrica. CONCLUSÃO: É sabido que a padronização de um teste sorológico para LTA é um desafio pois é uma doença que induz baixa produção de anticorpos nos pacientes acometidos. Resultados de reação cruzada com DC eram esperados e este fato deve ser pontuado em bula. O teste se mostrou excelente para uso em áreas de sobreposição LTA e esporotricose, que possuem clínica semelhante. Nossos resultados são promissores e estamos no caminho para produção de kits diagnósticos importantes para saúde pública.

Palavras Chave

Leishmaniose tegumentar americana; diagnóstico; ELISA

Área

Eixo 02 | 2.Tecnologia e Inovação em saúde - Modelos de detecção de doenças

Autores

Ana Paula Teixeira Barroso Freitas , Liliane de Fátima Antônio Oliveira , Eduarda Foit Vera Cruz, Eliame Mouta Mouta-Confort, Rafaela Lopes Diniz, Edmilson Domingos da Silva, Keila Gisele Azevedo F. Santos , Aline Fagundes Silva, Maria Inês Fernandes Pimentel , Andreza Pain Marcelino