Dados do Trabalho


Título

Avaliação da Expressão de Citocinas Pró-Inflamatórias após interação celular com isolados Clínicos de Shigella

Introdução

A Shigella é um patógeno associado a doenças diarreicas, sendo suas espécies classificadas de acordo com a estrutura do antígeno O. A doença envolve uma séria de citocinas que contribuem com processo inflamatório e modulam a resposta do hospedeiro. Devido ao aumento alarmante nas taxas de mortalidade e morbidade associadas a esse patógeno, ele agora é considerado prioridade de saúde pela OMS. A crescente resistência aos antimicrobianos ampliou ainda mais o desafio no tratamento de pacientes, resultando em internações prolongadas em hospitais.

Objetivo (s)

Avaliar o potencial inflamatório dos isolados clínicos de Shigella flexneri 201 (SF201) e Shigella boydii 183 (SB183) em células de macrófago, derivado de sarcoma do retículo de camundongo da linhagem BALB/c (J774).

Material e Métodos

Os isolados clínicos foram coletados de crianças com diarreia atendidas em hospitais de Manaus. Estes experimentos envolveram a aplicação dos isolados em células epiteliais humanas do tipo 2 (HEp-2) para teste de invasão celular e J774 para análise de fagocitose. O estudo também inclui etapas de extração de RNA, transcrição em cDNA e análise de expressão gênica em tempo real para identificar as citocinas expressas nos intervalos de 30 a 180 minutos.

Resultados e Conclusão

Os resultados dos testes de invasão celular com HEp-2 mostraram uma evolução nos padrões de invasão dos isolados clínicos, destacando-se o SF201, devido à sua taxa de internalização bacteriana nas células, que está em concordância com o perfil da cepa de referência de Shigella M90T. Já no teste de fagocitose com J774, constatou-se uma redução da quantidade de células à medida que o tempo de exposição aumentava. Em relação a expressão gênica, a citocina pró-inflamatória IL-1β apresentou alta taxa de expressão nos tempos de 30 e 120 minutos nos isolados clínicos, enquanto houve baixa regulação em SB183 e na cepa de referência de Escherichia coli enteroinvasora (EIEC), indicando uma interação mais lenta com J774. A expressão de TNF-α, revelou que a EIEC e SB183 se assemelhavam a M90T, demonstrando potencial para induzir o processo de necrose em J774. A análise mostrou que SB183 exibiu padrões de invasão mais lentos e infecção menos grave em comparação com a EIEC. Por outro lado, SF201 demonstrou uma propensão para manipulação específica de J774 em pontos específicos da infecção. Esses resultados ressaltam a necessidade de investigações continuadas para elucidar as discrepâncias na manipulação do hospedeiro e os fatores de virulência envolvidos no processo infeccioso.

Palavras Chave

Isolados línicos; invasão celular; citocinas inflamatórias; Amazônia.

Área

Eixo 11 | 6.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Alessandra Pontes Cavalcante, Paula Taquita Serra, Ivanildes Santos Bastos, Lucas Souza Andrade, Juliana Pavan Zuliani, Mauro Valentino Paloschi, Najla Benevides Matos, Núcia Cristiane da Silva Lima, Rosimar Pires Esquerdo, Patrícia Puccinelli Orlandi