Dados do Trabalho
Título
Abordagem educativa sobre controle e prevenção da raiva
Introdução
A raiva é uma zoonose viral fatal de importância para a saúde única. No Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) regulamenta as ações de prevenção e controle pelo Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) que tem por objetivo baixar a prevalência da doença em herbívoros domésticos no território nacional. No estado do Rio de Janeiro, a investigação epidemiológica e laboratorial da doença é realizada a partir da notificação de casos suspeitos ao serviço oficial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA). A legislação federal e estadual de defesa agropecuária prevê o combate da raiva através de atividades de educação sanitária, com promoção e divulgação da vacinação dos animais e a notificação de casos suspeitos ao serviço oficial. A partir da confirmação dos casos, são realizados atendimentos nas áreas focais e perifocais com orientações aos produtores sobre a vacinação de animais, o uso de pasta vampiricida no caso de constatação de ataque de morcegos hematófagos e monitoramento de abrigos.
Objetivo (s)
O objetivo é tornar os indivíduos capazes de notificar casos suspeitos e ter consciência da importância da vacinação, reduzindo o risco à saúde dos rebanhos e não expondo o próprio à esta enfermidade.
Material e Métodos
Realizam-se palestras para escolares e produtores, em áreas com notificações de casos suspeitos e confirmados, abordando dentro do contexto atual, a divulgação das informações sobre as formas de profilaxia da raiva. Nas palestras são apresentados os seguintes tópicos: o agente; os ciclos silvestre, urbano, rural e aéreo; identificação das espécies de morcegos e seus hábitos; abrigos de morcegos; a transmissão; a identificação dos sinais em humanos e animais; a importância da vacinação animal nas áreas rural e urbana; uso da pasta vampiricida nos animais espoliados por morcegos hematófagos; medidas profiláticas ao ser atacado por animal suspeito e evitar tocar em morcegos vivos ou mortos caídos no chão. As palestras possuem linguagem adaptada aos diferentes tipos de público, com demonstração de exemplares de morcegos.
Resultados e Conclusão
As palestras voltadas para a educação em saúde, cumprem o papel de sensibilizar e desenvolver a percepção dos indivíduos, tornando-os multiplicadores da informação para a sua comunidade, sobre a gravidade da doença, a importância da vacinação, o cuidado para evitar contato com animais transmissores e/ou suspeitos; contribuindo na prevenção de novos casos da doença em humanos e animais.
Palavras Chave
Prevenção; Raiva Animal; Zoonoses
Área
Eixo 10 | 2.Outras viroses humanas e veterinárias - Raiva
Autores
Lília Aparecida Marques da Silva, José Humberto Figueira de Lima, Lidiane Gadelha Arantes Rocha, Letícia Vasconcelos dos Santos, Virginio Pereira da Silva Júnior, Paulo Henrique Pereira de Moraes, César Augusto Sampaio Milhomens, Liliani Santos Oliveira Vidal