Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil epidemiológico da tuberculose entre casos notificados no Município de Teresina, Estado do Piauí, Brasil

Introdução

A tuberculose (TB) é considerada uma das mais antigas doenças conhecidas no mundo, ainda assim se constitui como um grave problema de saúde pública em todo o mundo, principalmente por ser uma doença infectocontagiosa e com elevado grau de transmissibilidade. Mencione-se, ademais, que em 2022, o Brasil ficou entre os 30 países com maior incidência da tuberculose no mundo, segundo a OMS.

Objetivo (s)

Trata-se de um estudo que descreve o perfil clínico e epidemiológico da doença entre os casos novos da tuberculose pulmonar (TBP) no município de Teresina (PI) de 2001 a 2022.

Material e Métodos

Foram coletados dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) da FMS/PMT, no período de 2001 a 2022. Foram selecionadas as variáveis clínicas e sócio demográficas (sexo, idade, escolaridade, forma clínica, forma de tuberculose, método diagnóstico utilizado, entre outras). A análise foi através do software estatístico R, representado os resultados sob forma de gráficos e tabelas.

Resultados e Conclusão

 No período analisado, foram registrados 7.176 casos novos, desses 5.746 (80, 0%) casos notificados foram de tuberculose pulmonar (TBP) no município, 1.217 (17%) com TB extrapulmonar e 211 (3%) com TB pulmonar e extrapulmonar. De acordo com os resultados, as maiores incidências foram em pacientes do sexo masculino 3.571 (62, 20%), em seguida 2.173 (37, 80%) em mulheres. A TB acomete principalmente adultos jovens entre 20-39 anos de idade, totalizando 2.189 (38, 1%) dos casos. A respeito da escolaridade, constatou-se a prevalência de 5ª a 8ª série incompleta do ensino fundamental, (20%). Destaca-se que em todos os casos, verifica-se que a baciloscopia foi realizada em 78,5%; dos quais, 57% apresentaram resultado positivo. Quanto à radiologia torácica foi empregada em 87,5% dos pacientes. Em relação à evolução dos casos, 70,1% foram curados, ocorreram 2,8% óbitos, com 9,3% de casos de abandono. A identificação e o conhecimento epidemiológico constante da tuberculose no município, pode contribuir para o planejamento de ações e fortalecimento de estratégias no enfrentamento da doença.

Palavras Chave

Tuberculose; Teresina; Saúde Pública; Epidemiologia

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Autores

Viriato Campelo, Carla Patrícia de Carvalho Oliveira, Jorge Pessoa Campelo, Liciana Vaz de Arruda Silveira, Mônica da Silva Pinto Cronemberger , Teodoro Cardeal dos Santos Júnior, Iara Nadine Vieira da Paz Silva, Anderson Nogueira Mendes, Girlene Soares de Figueiredo