Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO IN SILICO DE NOVOS CANDIDATOS ANTIVIRAIS TIAZOLIDÍNICOS HALOGENADOS CONTRA O SARS-CoV-2 E O ZIKA VÍRUS
Introdução
Muitas doenças virais podem representar emergências mundiais de saúde. Entre elas, a infecção pelo vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus 2 (SARS-CoV-2) e pelo Zika vírus (ZIKV). Atualmente, não existem terapias específicas e de baixo custo para ambos os vírus. Entre os compostos sintéticos com propriedades antivirais, destaca-se a tiazolidina-2,4-diona (TZD). Alguns alvos virais como a protease principal (Mpro) do SARS-CoV-2 e a metil-transferase (NS5) do ZIKV são considerados promissores, pois são essenciais para a replicação viral.
Objetivo (s)
Esse trabalho propôs avaliar por meio do docking molecular a afinidade entre os ligantes da série ZKG e as proteínas Mpro e NS5.
Material e Métodos
Os derivados ZKG 1-25 foram desenhados no Chemdraw ultra 12.0. Posteriormente, as estruturas foram plotadas no Avogadro e otimizadas através da ferramenta Auto Optimization Tool. Os alvos foram obtidos a partir do Protein Data Bank (PDB). Foram selecionadas as estruturas PDB ID: 6W63 (Mpro) e PDB ID: 5WZ1 (NS5). O docking molecular foi realizado pelo DockThor-VS e os resultados foram analisados pelo Discovery Studios Biovia.
Resultados e Conclusão
A interação dos ligantes ZKG com a NS5 identificou cinco compostos com maior afinidade, ZKG20 (-9.1kcal/mol), ZKG15 (-8,9kcal/mol), ZKG8 (-8,9kcal/mol), ZKG9 (-8,9kcal/mol) e o ZKG5 (-8,9kcal/mol). O ZKG-20 obteve melhor interação e apresentou duas ligações de hidrogênio com Lys100 e Ser51, ligações de carbono hidrogênio, ligações hidrofóbicas e uma ligação eletrostática. A carbonila presente na TZD atuou como receptora de hidrogênio. O halogênio e o anel aromático foram responsáveis por grande parte das interações hidrofóbicas. Cinco ligantes demonstraram maiores afinidades com a Mpro: ZKG8 (-8.7kcal/mol), ZKG24 (-8.6kcal/mol), ZKG23 (-8.5kcal/mol), ZKG-20 (8.4kcal/mol), ZKG-18 (-8.4kcal/mol). Um estudo realizado por Guedes et al. (2020) utilizou o mesmo método computacional e foi possível identificar que o ligante ZKG8 apresenta melhores resultados que a amodiaquina (-8.2kcal/mol), ritonavir (-8.70kcal/mol), dentre outros. As ligações com a Mpro indicaram que os ligantes ZKG24, ZKG23 e ZKG18 realizam interação com o resíduo Cys145. Entre eles destaca-se o ZKG23 que realizou ligações Pi-Sigma com Cys145, além de duas ligações de hidrogênio com o Asn142, Pi-Doador de ligação de hidrogênio e Pi-Ânion com Glu166. Logo, conclui-se que as moléculas da série LPSF/ZKG se apresentam como candidatos promissores na interação com a NS5 e a Mpro.
Palavras Chave
docking molecular; ZIKV; SARS-CoV-2; Química medicinal; Química computacional
Área
Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras
Autores
José Arion da Silva Moura, Anaías Carine da Silva , Diane Regis Santos do Nascimento , Erick Roberto Silvério Martins, Djair Marques Dias Júnior, Isabella Luiza Ralph de Oliveira, Maria Isabela Ferreira Araujo, Tainá Maria Santos da Silva, Maira Galdino da Rocha Pitta, Marina Galdino da Rocha Pitta