Dados do Trabalho
Título
Análise epidemiológica de dados de coleta de exames positivos de tuberculose segundo pesquisa de bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) e teste rápido molecular (TRM) na Atenção Primária e Especializada de Porto Alegre no ano de 2023
Introdução
A tuberculose, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, afeta principalmente os pulmões, sendo uma doença transmissível pelo ar. Em 2024, ainda é a segunda doença infecciosa com maior taxa de morte à nível global. No Brasil, o Rio Grande do Sul tem alta incidência e mortalidade, sendo Porto Alegre uma das capitais com maior coeficiente de mortalidade. Tendo em vista este panorama, a Coordenação de Atenção à Tuberculose, IST’s, HIV/AIDS e Hepatites Virais desenvolveu uma metodologia de monitoramento epidemiológico de resultados positivos de exames de BAAR e TRM durante o ano de 2023.
Objetivo (s)
Intensificar esforços para alcançar as Metas para o Fim da Tuberculose até 2030, de acordo com a Meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3.3 - Acabar com as epidemias de tuberculose, AIDS, malária e doenças tropicais negligenciadas através de operacionalização de monitoramento de dados epidemiológicos mensais para organização de políticas públicas territoriais.
Material e Métodos
Foram utilizados para a monitoria uma planilha do Google Sheets (Planilhas) modelo APA atualização 2023 vinculada à conta no Google Drive em compartilhamento com equipes de atenção especializada dos Centros de Referência em Tuberculose (CRTB) de Porto Alegre. Mensalmente os dados eram submetidos à análise e cada usuário era acompanhado pela equipe responsável de seu território adscrito.
Resultados e Conclusão
Foram analisados 912 resultados de BAAR e TRM positivos durante o ano de 2023. Dentre os resultados coletados, observou-se 375 BAAR e 842 Testes rápidos molecurares positivos para Mycobacterium Tuberculosis, dentre os quais, 29 resultados com resistência à rifampicina. 15 usuários não foram geolocalizados no território devido erro ou falta de informações, resultando em 897 casos positivos e geolocalizados com referencial por zona na cidade segundo endereço de cadastro no CadSUS, tendo obtido-se os dados de geolocalização dos casos positivos segundo: Oeste (277), Norte (237), Sul (229) e Leste (154). Ações em saúde que fomentam pesquisas epidemiológicas locais incidem diretamente nas políticas públicas como metodologia eficaz de identificação de gargalos que resultam em incidências localizadas no território sanitário da cidade. Tais estudos permitiram visualizar o panorama geral de casos positivos, elaborar medidas de ações de educação em saúde com enfoque na educação permanente de profissionais de unidades de atenção primária.
Palavras Chave
Tuberculose; Mycobacterium tuberculosis; Monitoramento Epidemiológico
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Autores
Daila Alena Raenck Da Silva, João Henrique Nagildo Da Silva, Nátali Gonçalves Ramos, Cristina Bettin Waechter, Pauline Ferrugem, Eudoxia Beatriz Meleu Sehn, Sabrina Teresinha de Souza Gilli Brundo, Rafael De Oliveira Nogueira, Adriano Cordeiro