Dados do Trabalho


Título

VALIDAÇÃO E VIABILIDADE FINANCEIRA NA SUBSTITUIÇÃO DA PB PELA RT-qPCR NO DIAGNÓSTICO DA RAIVA PELO LADDAN

Introdução

A raiva é uma doença viral fatal que afeta mamíferos. O diagnóstico precoce é crucial para prevenir a propagação da doença e garantir a eficácia do tratamento. A implantação da técnica de PCR em tempo real (RT-qPCR) foi realizada visando substituir a prova biológica (PB), reduzindo o tempo de liberação do resultado e a não utilização de animais.

Objetivo (s)

Validação e viabilidade financeira na substituição da PB pela RT-qPCR no diagnóstico da Raiva do LADDAN.

Material e Métodos

Foram processadas 104 amostras (11 bovinos, 4 caninos e 89 morcegos) no mês de dezembro/2023. Todas foram submetidas à IFD, sendo que amostras positivas não foram submetidas à PB, somente à RT-qPCR. As amostras negativas na IFD foram submetidas à PB e à RT-qPCR. Para comparar os custos foram considerados gastos com consumíveis na PB e RT-qPCR.

Resultados e Conclusão

  Das amostras processadas, 100 foram negativas na IFD e 4 positivas. Das 100 amostras negativas na IFD, todas foram negativas na PB, corroborando com os resultados obtidos na RT-qPCR. Todas as amostras positivas na IFD foram positivas na RT-qPCR.  Ao observar esses resultados, consideramos que a técnica de RT-qPCR detectou corretamente a presença ou ausência do vírus da raiva em 100% das amostras processadas. Além disso, a RT-qPCR permite que os resultados sejam liberados mais rapidamente, uma vez que na PB poderia levar até 30 dias, e na RT-qPCR, entre 0-5 dias.  Considerando gastos, a RT-qPCR (R$ 59.672,11) apresentou uma economia de 28% ao ano, em comparação à prova biológica (R$ 83.000,00).   Conclusão 1. A validação da RT-qPCR foi bem-sucedida, mostrando concordância nos resultados das amostras testadas.  2. Considerando os custos com consumíveis, a RT-qPCR apresenta uma economia em comparação à prova biológica, além de não mais utilizar animais em experimentação.

Palavras Chave

raiva; RT-qPCR; prova biológica; LADDAN; Iagro; substituição

Área

Eixo 02 | 1.Tecnologia e Inovação em saúde - Big data

Autores

Tamires Ornellas fuzaro Scaléa, Aline De Oliveira Figueiredo