Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE FENOTÍPICA DE UM COMPOSTO DERIVADO DA BACTÉRIA MARINHA Rapidithrix thailandica COMO CANDIDATO À ANTIMALÁRICO
Introdução
A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium spp. transmitidos ao homem por fêmeas de mosquitos Anopheles spp. infectadas. O surgimento da resistência, em diferentes regiões do mundo, aos antimaláricos disponíveis faz com que seja urgente encontrar novos compostos. Neste sentido, as marinoquinolinas (pirrolo[2,3-c]quinolinas) representam uma nova classe de moléculas que foram isoladas pela primeira vez da bactéria Rapidithrix thailandica.
Objetivo (s)
O objetivo deste projeto é caracterizar o modo de ação da marinoquinolina (MQ22) contra o Plasmodium spp.
Material e Métodos
Os parasitos de P. falciparum-cepa NF54 foram cultivados conforme Trager e Jensen. Para avaliação do tempo de ação dos compostos utilizamos o ensaio de microscopia óptica e SYBr Green em paralelo. O experimento foi realizado a um hematócrito de 2% e parasitemia de 0,5% com a cultura em estágio de anel. Foram testados compostos nas seguintes concentrações seriadas (fator 2x): Marinoquinolina (10 à 0,098 µM), e os controles pirimetamina e a cloroquina (100 à 0,097 nM). Os compostos foram incubados com os parasitas durante diferentes tempos: 24, 48 e 72h para avaliação do IC50 por SYBr Green. O ensaio de microscopia foi realizado em paralelo para avaliar a morfologia dos parasitas após um período de 24h com os compostos, seguido do cultivo por mais 48h. A análise foi feita através do GraphPad Prism.
Resultados e Conclusão
Para estimar o tempo de ação, a razão entres os valores de IC50, para os tempos 24/72h e 48/72h foi calculada. Para a CQ a razão foi de 1,02 ± 0,50 e 1,05 ± 0,72. No caso do PYR, a razão para 24/72h e 48/72h foram 0,45 ± 0,49 e 0,76 ± 0,41. Em relação a Marinoquinolina, foi possível obter uma razão IC50 de 24/72h e 48/72h de 1,09 ± 0,63 e 1,11 ± 0,63, respectivamente. Em paralelo, esfregaços de sangue foram coletados após 24h de incubação com a CQ e MAR que não mostraram evolução morfológica do parasita com cleareance da parasitemia. Em contrapartida, foram observados parasitas viáveis após incubação com PYR em 24h, com parasitemia de 1,75 ± 0,35% no esfregaço de PYR coletado às 24h. Com desfecho, pode-se apontar que a MQ22 e CQ tiveram seu estágio de ação classificado como ação rápida, entretanto a PYR em contraposto como ação lenta. Em síntese, dado a importância de ação rápida, visto a problemática com resistência e o mesmo na aplicação do medicamento.
Palavras Chave
malária; marinoquinolina; palsmodium falciparum; resistência.
Área
Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Caio Silva Moura, Guilherme Eduardo de Souza, Yasmin Annunciato, Erica Paloma Maso Lopes Peres, Rafael Victorio Carvalho Guido, Carlos Roque Duarte Correia, Marcos Leoni Gazarini Dutra, Anna Caroline Campos Aguiar