Dados do Trabalho
Título
A Leishmaniose felina é um risco a saúde humana?
Objetivos(s)
O presente trabalho teve por objetivo apresentar um caso de Leishmaniose felina no município de Votorantim/SP, considerada área endêmica para leishmaniose canina.
Relato do Caso
As leishmanioses são doenças zoonóticas e vetoriais, que, por envolver diferentes espécies do protozoário Leishmania e de vetores em contato com os animais e os seres humanos, ainda persiste como um importante problema de saúde pública nas Américas, segundo a Organização Mundial de Saúde. A espécie Leishmania infantum, agente etiológico da Leishmaniose visceral no ser humano, tem o cão como o principal reservatório urbano. Apesar da eutanásia de cães infectados ser medida de controle preconizada pelos órgãos de saúde pública, a ação parece não ser eficaz para controlar a doença nas áreas endêmicas, por isso, outras fontes de infecção vêm sendo estudadas. A pesquisa foi realizada com aprovação da CEUA/Uniso 238/2023. Durante a busca ativa por gatos positivos, 184 gatos foram testados por testes imunocromatográficos e um animal foi positivo. Ao exame físico do gato, pode-se notar eritema e lesões granulomatosas de mucosa palpebral e labial superior e inferior, além de linfadenomegalia periférica. Os exames hematológicos e bioquímicos apresentaram poucas alterações com exceção da hiperglobulinemia. O diagnóstico confirmatório foi dado pela visualização de formas amastigotas de Leishmania nos linfonodos submandibulares, cervicais superficiais e poplíteos, além da amplificação de DNA do parasita na PCR de medula óssea e suabe conjuntival e da positividade no xenodiagnóstico, realizado com flebotomíneos da espécie Lutzomyia longipalpis.
Conclusão
Os achados mostram que o gato foi infectado e desenvolveu doença clínica, entretanto a positividade entre os gatos parece não ser diretamente proporcional a alta prevalência observada entre os cães, na mesma área. Além disso, o gato infectado foi fonte de infecção para o vetor. Portanto, considerando que o vínculo entre homem e animal é cada vez maior e que a procura por gatos como animais de companhia vem crescendo nos últimos anos, estudos sobre a importância da Leishmaniose felina no ciclo das leishmanioses são urgentes e essenciais.
Área
Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Nayara Cristina de Oliveira Fazolato, Andrea Cristina Higa Nakaghi, Brenda Mariana de Brito, Trícia Maria Ferreira de Sousa Oliveira, Mariana Dantas da Silva, João Augusto Franco Leonel, Evelyn Nestori Chiozzotto, Mere Lilian de Araujo