Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR AGENTES DE GEOZOONOSES NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE NOVA VENÉCIA-ES
Introdução
Dentre as diversas zoonoses parasitárias que afetam os seres humanos, algumas são resultado da contaminação ambiental por agentes zoonóticos eliminados nas fezes de animais. As doenças zoonóticas colocam em risco o bem-estar e a saúde das pessoas que frequentam áreas onde animais possuem livre acesso. Animais de companhia podem representar um risco para a saúde pública ao transmitirem esses agentes, sendo necessárias ações baseadas no conceito de Saúde Única para o entendimento real desse problema, além da conscientização da população e instituição de medidas preventivas em relação aos fatores que podem pré-dispor a essas infecções.
Objetivo (s)
O presente trabalho avaliou a frequência de agentes de geozoonoses em espaços públicos, do município de Nova Venécia, região noroeste do estado do Espirito Santo.
Material e Métodos
A avaliação de contaminação ambiental foi realizada por meio da análise de fezes e de solo das três principais praças do município. Foram coletadas 41 amostras, 26 amostras de fezes e 15 amostras de solo, as quais foram submetidas às técnicas de flutuação (Willis-Mollay) e de sedimentação (Hoffman) para a identificação de ovos e larvas dos agentes com potencial zoonótico. A análise estatística dos resultados foi realizada de forma descritiva.
Resultados e Conclusão
Em 100% (3/3) dos locais avaliados foram observadas amostras contaminadas com ovos de geo-helmintos com potencial zoonótico. 36,59% (15/41) das amostras estavam contaminadas, sendo que desse total, 6,67% (1/15) das amostras era de solo e 93,33% (14/15) de fezes, resultando na recuperação total de cinco larvas e 2.112 ovos. Do total de ovos observados, 98,67% (2.084/2.112) foram ovos de Ancylostoma spp., 0,05% (1/2.112) ovo de Toxocara spp. e 1,28%(27/2.112) ovos de Dypillidium caninum; além disso as cinco larvas infectantes recuperadas foram do gênero Ancylostoma spp., agente responsável pela síndrome da larva migrans cutânea (LMC) em humanos. O presente estudo demonstrou a alta frequência de contaminação por ovos de geo-helmintos com potencial zoonótico, em praças públicas do Município de Nova Venécia- ES. A instituição de estratégias para redução do número de animais errantes em conjunto com medidas para restringir o acesso de animais em locais públicos, bem como ações de limpeza e educação sanitária são necessárias para diminuir a contaminação do ambiente e o risco de transmissão de geozoonoses principalmente em crianças.
Palavras Chave
Saúde Única; contaminação ambiental; geo-helmintos; zoonoses.
Área
Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Yslla Fernanda Fitz Balo Merigueti, André Cayô Cavalcanti, Jomar Fagundes Júnior, Augusto Gallini, Ariel Firmino Barcelos Bragança , João Pedro Mesquita Bessa, Sérgio de Oliveira Alves, Elian de Almeida Cardoso, Giovana Lousada Galdino, Dener Rodrigues dos Santos