Dados do Trabalho
Título
Avaliação da Atividade de Novos Compostos 4-quinolonas Contra as Formas Hepáticas e Sexuais de Plasmodium spp.
Introdução
A malária é uma doença tropical com um impacto global significativo, caracterizada por altas taxas de mortalidade e morbidade, que prejudicam o desenvolvimento socioeconômico e o bem-estar das populações em áreas endêmicas. A emergência da resistência ao tratamento, especialmente no Sudeste Asiático, representa um desafio crítico. Além disso, a escassez de medicamentos bloqueadores da transmissão contribui para o aumento do número de casos. Neste sentido, derivados da classe das 4-quinolonas apresentaram um bom perfil antiplasmodial, e veem sendo avaliados no bloqueio da transmissão da doença.
Objetivo (s)
Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial dos compostos 4-quinolonas como agentes bloqueadores da transmissão em ensaios ex vivo (Plasmodium vivax) e in vivo (Plasmodium berghei).
Material e Métodos
Os ensaios ex vivo envolveram a coleta de sangue de pacientes infectados por P. vivax. Os compostos (Lspn 182 e 685) foram adicionados ao sangue coletado e então foi feita a alimentação de mosquitos fêmeas Anopheles darlingi por meio de membrana e a análise da presença de oocistos e esporozoítos ocorreu por microscopia. Os ensaios in vivo utilizaram camundongos fêmeas Balb/C infectados com P. berghei GFP. O tratamento oral foi administrado com o composto Lspn 182 [50 mg/kg], e os mosquitos Anopheles stephensis foram alimentados com sangue durante 30 minutos. A exflagelação e a presença de oocistos foram observadas no décimo dia e no vigésimo segundo dia foi verificada a presença de esporozoítos por microscopia.
Resultados e Conclusão
Os resultados revelaram a eficácia desses compostos na inibição da transmissão de P. vivax, com Lspn 182 demonstrando reduções notáveis de oocistos (~95%), esporozoítos (~95%) e oocinetos (~97%) na concentração de 10 µM. Notavelmente, em concentrações mais baixas (2 µM), Lspn 182 apresentou 87,35% de inibição, enquanto o composto Lspn 685 alcançou 73% de inibição na mesma concentração. Os outros compostos da série apresentaram uma inibição superior a 50% nas fases de oocineto. No ensaio in vivo, Lspn 182 demonstrou ~85% de inibição da exflagelação e uma redução de 66% de oocistos. Em conclusão, os compostos derivados de 4-quinolona, especialmente Lspn 182, mostraram um potencial como bloqueadores de transmissão, exibindo atividade significativa contra as formas sexuadas de P. vivax e P. berghei, o que destaca sua candidatura para uma maior exploração no combate à transmissão da malária.
Palavras Chave
malária; antimalárico; bloqueio da transmissão; Plasmodium spp.; parasitologia; fármaco
Área
Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Yasmin Annunciato, Jéssica Evangelista Araújo, Leandro do Nascimento Martinez, Marcos Leoni Gazarini, Arlene Gonçalves Corrêa, Maísa da Silva Araújo, Carolina Bioni Garcia Teles, Pedro Vitor Lemos Cravo, João Pedro Soares da Silva Pinto, Gustavo Capatti Cassiano, Anna Caroline Campos Aguiar