Dados do Trabalho
Título
Primeiro registro de parasitismo por Amblyomma ovale adulto em Thraupis ornata e suas implicações para a saúde pública
Introdução
Os carrapatos possuem grande importância médica e veterinária devido à sua participação na transmissão diversas zoonoses, incluindo as riquetsioses. O gênero Amblyomma é considerado um dos mais importantes, devido à sua grande representatividade baseada no número de espécies e seu impacto na saúde humana. Os adultos de Amblyomma ovale se alimentam principalmente de carnívoros selvagens, enquanto os estágios de vida imaturos se alimentam principalmente de aves e pequenos roedores. A relação entre carrapatos e aves tem relevância ecológica, uma vez que as aves sustentam total ou parcialmente o ciclo de vida de diversas espécies de carrapatos e podem atuar como reservatórios de patógenos transmitidos por carrapatos e também traz implicações epidemiológicas por facilitarem a dispersão geográfica dos carrapatos e patógenos humanos e animais transmitidos por carrapatos.
Objetivo (s)
Descrever o primeiro registro de parasitismo de A. ovale na forma adulta em aves silvestres.
Material e Métodos
Em um estudo maior sobre a prevalência de zoonoses em aves silvestre na Mata Atlântica da região serrana do Espírito Santo, foram coletados carrapatos para identificação de patógenos zoonóticos. Os carrapatos foram coletados das aves e mantidos em álcool 70% até a identificação no Laboratório de Protozoologia do Instituto de Medicina Tropical (IMT-FMUSP). Registrado na Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UFES) sob número 12/2020 e no SISBIO sob licença 75361-4.
Resultados e Conclusão
Durante o estudo, identificamos o primeiro registro de parasitismo de um indivíduo adulto de Amblyomma ovale em ave silvestre. O carrapato foi removido de um indivíduo fêmea de Thraupis ornata (sanhaço-de-encontro-amarelo). Este é o primeiro relato desta espécie de carrapato parasitando aves na forma adulta. As aves são hospedeiras naturais nos estágios imaturos de A. ovale, ou seja, larvas ou ninfas. Este achado representa a importância epidemiológica na dispersão e manutenção de carrapatos em novos hospedeiros. Formas adultas de A. ovale parasitando aves silvestres pode possibilitar o transporte de patógenos para locais distantes, representando um risco à saúde e de animais domésticos e humanos. O conhecimento acerca da ecologia dos vetores e seus hospedeiros nas diferentes regiões biogeográficas é essencial para a compreensão da epidemiologia das doenças transmitidas por carrapatos.
Palavras Chave
Carrapatos; Zoonoses; aves silvestres.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Rosangela Aparecida Müller, Michelle Noronha da Matta Baptista, Ana Maria Ribeiro de Castro Duarte, Marina Edwiges Orefice Rangel, Adriano Pinter, Crispim Blima Cerutti Junior, Blima Blima Fux