Dados do Trabalho
Título
O que é a contratação de prestação de serviços e como essa modalidade vem beneficiando os usuários do SUS no diagnóstico e monitoramento oportuno da infecção pelo HIV?
Introdução
A oferta do exame de quantificação da carga viral (CV) do HIV é indispensável para que o Brasil possa atingir a meta 95-95-95 do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) até 2030. Nesse sentido, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com estados e municípios, viabiliza a contratação inovadora de exames por meio da prestação de serviços, para oferta da CV do HIV de forma integrada com a CV das hepatites B e C e detecção de Clamídia/Gonococo.
Objetivo (s)
Demonstrar como o modelo de contrato de prestação de serviço contribui para oferta dos exames de CV do HIV em tempo oportuno aos usuários do SUS.
Material e Métodos
Foi realizada análise dos dados extraídos do relatório “analítico de exames” de CV do HIV do Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos T-CD4+ e Carga Viral do HIV (SISCEL) e dos relatórios de intercorrências do fornecedor do exame no período de janeiro/2023 a dezembro/2023.
Resultados e Conclusão
A Figura 1 destaca os principais resultados e especificações da modalidade de contratação de serviços. O contrato de prestação de serviços estipula que os exames sejam executados em plataforma única automatizada. O pagamento mensal ao fornecedor é determinado pelo número de testes liberados pelos laboratórios nos sistemas oficiais do MS, otimizando a utilização dos recursos do SUS. Figura 1 – Infográfico sobre a prestação de serviço do exame de carga viral do HIV no SUS. Nesse formato de contrato, a responsabilidade de manutenção da oferta do exame é compartilhada entre os laboratórios, os gestores governamentais e o fornecedor contratado. Uma das exigências contratuais é a resolução rápida de intercorrências, com a possibilidade de remanejamento de amostras, se necessário, evitando a interrupção do exame. Além disso, a possibilidade de o fornecedor gerenciar a validade e o reabastecimento dos insumos, sem necessidade de aquisição de equipamentos pelo MS, permite que as plataformas tenham tecnologias atualizadas e insumos em boas condições de uso no SUS. O uso da automação para liberação de resultados favorece que os laboratórios otimizem o tempo que seria gasto com digitação, bem como reduzam o número de erros por digitação. Sendo assim, o modelo de contrato de serviços laboratoriais provou ser eficaz e vantajoso tanto para a gestão pública, quanto para os usuários que realizam o exame de CV do HIV.
Palavras Chave
contratualização de exames; Rede Nacional de Laboratórios; SUS; Carga Viral; biologia molecular
Área
Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Amanda Alencar Cabral Morais, Fernanda Lopes Conte, Paula Pezzuto, Ana Cláudia Philippus, Alisson Bigolin, Jose Athayde Vasconcelos Morais, Nívea Orém de Oliveira Guedes, Rogger Diquique, Draurio Barreira