Dados do Trabalho
Título
Flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) em áreas urbanas de Porto Velho, Rondônia, Brasil: aspectos ecológicos, detecção de tripanossomatídeos e identificação da fonte alimentar
Introdução
Investigações entomológicas foram conduzidas pela primeira vez em remanescentes florestais urbanos de Porto Velho, estado de Rondônia, Brasil, para explorar a dinâmica de transmissão de Leishmania protozoário causador da Leishmaniose e outros agentes em flebotomíneos, sendo que o estado apresenta uma diversidade de 140 espécies além de potenciais vetores de Leishmaniose.
Objetivo (s)
Caracterizar aspectos ecológicos dos flebotomíneos no ciclo de transmissão da Leishmaniose tegumentar em áreas urbanas de Porto Velho, Rondônia.
Material e Métodos
Foram selecionadas 10 localidades em fragmentos florestais de área urbana de Porto Velho, onde as coletas foram realizadas no ano de 2021 (outubro, novembro e dezembro) e depois trimestralmente em 2022 e 2023. Armadilhas luminosas HP foram instaladas em dois estratos florestais, sendo copa e solo. Inicialmente os machos foram montados e identificados seguindo a chave proposta. Já as fêmeas foram dissecadas a cabeça e os três últimos segmentos foram usados para identificação das espécies e o restante do corpo tórax e abdome foram agrupados em "pools" contendo no máximo 20 espécimes da mesma localidade, espécie e estrato para pesquisa de DNA de Tripanossomatídeos através de PCR dirigida a um fragmento do gene V7V8 (gene 18S). As fêmeas ingurgitadas foram analisadas, e a PCR dirigida um fragmento de 358 pb da região conservada do gene citocromo b (cytb) do DNA mitocondrial de vertebrados.
Resultados e Conclusão
Foram coletados 1.671 flebotomíneos, representando 42 espécies distribuídas em 12 gêneros. Nyssomyia antunesi (n = 384) e Psychodopygus davisi (n = 111) foram as espécies mais abundantes. Análises revelaram DNA de Leishmania infantum em fêmeas de Bichromomyia flaviscutellata (1), Nyssomyia complexo Antunesi (6), Nyssomyia umbratilis (1), Nyssomyia sp. (1), Psychodopygus ayrozai (1), Ps. davisi (3), Psychodopygus paraensis (1) e Sciopemyia sordellii (1). DNA de Trypanosoma minasense foi encontrado em duas amostras de fêmeas de Nyssomyia complexo Antunesi, e Trypanosoma sp. DNA, foi detectado em duas amostras de Sc. sordellii. O sequenciamento do fragmento cytb confirmou Homo sapiens, Dasypus novemcinctus e Tamanduá tetradactyla como fonte de sangue para distintos flebotomíneos. A identificação da Le. infantum em flebotomíneos urbanos é de suma importância para melhor entendimento da dinâmica de transmissão de leishmaniose. No entanto, mais estudos são imperativos para verificar a presença de hospedeiros/reservatórios e avaliar o risco de transmissão de Le. infantum para humanos.
Palavras Chave
Palavras-Chave- Leishmaniose; Epidemiologia; Antropização.
Área
Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Michelli Santos da Silva, Amanda Maria Picelli, Kamila Pereira de França, Eunice Aparecida Bianchi Galati, José Dilermando Andreade Filho, Genimar Rebouças Julião, Felipe Dutra Rêgo, Jansen Fernandes Medeiros