Dados do Trabalho
Título
Prevalência e fatores associados ao conhecimento de estudantes sobre o HIV e as profilaxias pré e pós-exposição: estudo transversal em universidade do noroeste paranaense
Introdução
A população brasileira jovem, especialmente de 20 a 29 anos, tem correspondido a grande parte dos casos da infecção pelo human immunodeficiency virus (HIV), chegando a 39% das novas infecções em 2021. Embora sejam reconhecidas as inúmeras formas de prevenção, como as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), percebe-se a dificuldade no acesso e na adesão ao uso. Frente a isso, questiona-se: qual o conhecimento sobre HIV e suas profilaxias e os fatores associados entre jovens universitários?
Objetivo (s)
Analisar a prevalência e os fatores associados ao conhecimento de universitários acerca do HIV, da PrEP e da PEP.
Material e Métodos
Estudo transversal realizado com uma amostra aleatória simples para populações heterogêneas (margem de erro = 5%; nível de confiança = 95%) de 503 estudantes vinculados à Universidade Estadual de Maringá, no estado do Paraná, Brasil; consideraram-se aqueles com idade igual ou superior a 18 anos e vinculados a cursos presenciais de graduação (n = 14.672). Os dados foram coletados de forma on-line mediante um instrumento de caracterização e um questionário contendo 16 afirmativas sobre o tema, adequadas por cinco juízes especialistas. Na análise, utilizaram-se medidas descritivas e modelos multivariados de regressão de Poisson com variância robusta. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética (CAAE n.º 67373423.2.0000.0104).
Resultados e Conclusão
A prevalência de conhecimento adequado (ou seja, mais de 12 acertos) foi de 27,83%. Os universitários com idade superior a 24 anos (razão de prevalência – RP = 1,08; intervalo de confiança de 95% – IC95% 1,02–1,15), que não tiveram relações sexuais no último trimestre (RP = 1,07; IC95% 1,02–1,13), com histórico de teste rápido para HIV (RP = 1,09; IC95% 1,03–1,15), que sabiam dizer o que é a PrEP (RP = 1,18; IC95% 1,08–1,30) ou a PEP (RP = 1,14; IC95% 1,07–1,22), e que já tinham ouvido falar sobre a PEP (RP = 1,11; IC95% 1,03–1,20) apresentaram maior conhecimento. Contrariamente, os estudantes de agrárias/biológicas (RP = 0,90; IC95% 0,83–0,98) e humanas/sociais (RP = 0,93; IC95% 0,87–0,99) apresentaram menos acertos. O conhecimento dos jovens foi, em geral, inadequado; sobressaíram-se aqueles que tiveram, de alguma forma, contato prévio com o tema. Para que se avance na prevenção do HIV entre o público, é premente o desenvolvimento de estratégias educativas que almejem a conscientização na temática desde o ingresso na universidade — que constitui um espaço de troca de saberes e práticas entre os pares —, independentemente da área acadêmica.
Palavras Chave
Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV); Profilaxia Pré-Exposição (PrEP); Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Ana Luísa Serrano Lima, Heitor Hortensi Sesnik, Lucas Vinícius de Lima, Gabriel Pavinati, Melissa Ferrari Gomes, Pedro Henrique Paiva Bernardo, Marjorie Fairuzy Stolarz, Maria de Fátima Garcia Lopes Merino, Marcelle Paiano, Nelly Lopes de Moraes Gil, Gabriela Tavares Magnabosco