Dados do Trabalho


Título

Avaliação da Imunogenicidade e Eficácia Protetora dos Peptídeos EV0410 e WC2025 de Leishmania como candidatos à vacina contra Leishmaniose Visceral

Introdução

As leishmanioses são um conjunto de doenças negligenciadas pela indústria farmacêutica e pelos governos que precisam de pesquisas focadas no desenvolvimento de novos fármacos ou vacinas para seu controle efetivo. Atualmente, a única vacina canina comercialmente disponível (Leish-tec®), encontra-se temporariamente fora do mercado. Nesse contexto, o desenvolvimento de vacinas contra Leishmania representa um grande avanço quanto à profilaxia e controle a doença. Nos últimos anos nosso grupo de pesquisa tem caracterizado as propriedades antigênicas de duas proteínas hipotéticas de Leishmania infantum, um dos agentes causadores de leishmaniose visceral (LV) nas Américas, denominadas LC36 e LC06. Devido à dificuldade na expressão destas proteínas e usando vacinologia reversa, realizou-se a síntese dos peptídeos EV0410 e WC2025, previamente identificados por métodos computacionais como antigênicos e imunogênicos, para sua posterior avaliação.

Objetivo (s)

Avaliação do potencial imunogênico e protetor em Hamsters dourados dos peptídeos, EV0410 e WC2025, desafiados com Leishmania infantum.

Material e Métodos

Hamsters dourados (Mesocricetus auratus) foram utilizados para realização de ensaio de desafio com a linhagem de L. infantum MHOM/BR/1972/LD e posterior avaliação da resposta humoral. Os peptídeos utilizados foram obtidos por meio da síntese em fase sólida e foram administrados nos animais por via subcutânea com três doses da formulação vacinal, tendo como adjuvante a saponina. Ao final dos experimentos, análises dos níveis de citocinas (por PCR quantitativo), IgG Total (por método ELISA) e carga parasitária (por diluição limitante) foram realizados. 

Resultados e Conclusão

Resultados: Animais que receberam a vacina demonstraram uma redução da carga parasitaria de ~65% no fígado e ~50% no baço. Verificou-se, ainda, um aumento dos níveis de IgG total nos animais imunizados com os peptídeos antes e após o ensaio de desafio. Os animais imunizados com os peptídeos produziram um perfil misto de citocinas de tipo Th1/Th2 (IL-12, IFN-gamma /TGF-beta) quando associados à saponina. Contudo, o peptídeo WC2025 estimulou a produção de IL-12 e IFN-gamma e regulou negativamente a produção de TGF-beta nos animais imunizados. Em contraste, o peptídeo EV0410 só estimulou a produção de IFN-gamma. Conclusão: Estes achados demonstram o alto potencial de uso destes peptídeos para o desenvolvimento de vacinas contra a leishmaniose visceral.

Palavras Chave

Leishmaniose Visceral; Vacina; Imunogenicidade; peptídeo; Leishmania infantum; Hamster dourado

Área

Eixo 15 | Vacinas e imunizações

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Angela Maria Arenas Velásquez, Helena Santos Machado, Wilquer Castro Laurindo, Michele Ferreira da Silva Mela, Natalia Caroline Costa Coelho, Evelin Costa Lima, Paulo Ricardo da Silva Sanches, Eduardo Maffud Cilli, Marcia Aparecida Silva Graminha