Dados do Trabalho
Título
Aspectos epidemiológicos de doenças diarreicas agudas em um hospital infantil – Ceará, Brasil, agosto a setembro 2023
Introdução
Um aumento inesperado na detecção de enteropatógenos em amostras fecais de crianças hospitalizadas e com quadro de doença diarreica aguda (DDA) após a internação em uma unidade hospitalar em Fortaleza motivou uma investigação epidemiológica.
Objetivo (s)
Descrever os aspectos das doenças diarreicas agudas (DDA) nesta unidade hospitalar, nos meses de agosto a setembro de 2023.
Material e Métodos
Estudo do tipo série de casos realizado entre 28 de agosto a 4 de setembro de 2023, incluindo crianças com DDA adquiridas após a hospitalização e com identificação de enteropatógenos. As amostras fecais foram analisadas através de ensaio baseado em reação em cadeia da polimerase (PCR) com o Painel Gastrointestinal BioFire FilmArray. A reprodutibilidade do ensaio foi avaliada por meio de coprocultura. Dados sociodemográficos, clínicos e ambientais foram obtidos a partir de prontuários médicos, entrevistas com acompanhantes dos casos por meio de questionários semiestruturados, além da coleta de amostras de água. A água para consumo humano também foi microbiologicamente analisada. A análise do sorovar foi realizada por Eletroforese em Gel de Campo Pulsado (PFGE).
Resultados e Conclusão
Dos 45 casos, 38% (n=17) tiveram identificação de enteropatógenos. Norovírus (n=6), Clostridioides difficile (n=5), Escherichia coli Enteropatogênica (n=5) e Salmonella spp. (n=3) foram os agentes mais comumente identificados. Realizou-se coprocultura em 12/17 amostras fecais com isolamento de Escherichia coli (n=3) e Salmonella entérica (n=1). Sexo masculino (52,9%), crianças < 1 ano (52,9%) e pardos (70,6%) predominaram entre os casos. Além da diarreia, 52,9% apresentaram vômito e 5,9% tiveram febre. Cerca de 2/3 (66,7%) das amostras de água tiveram detecção de bactérias, com isolamento de Salmonella entérica em duas amostras. As análises de sorovar demonstraram 100% de similaridade entre as cepas de Salmonella spp. detectadas na água e em duas amostras de pacientes. Múltiplos enteropatógenos foram isolados nas amostras fecais analisadas por PCR. Dado o alto índice de detecção de Clostridioides difficile, foi recomendada o fortalecimento de medidas para o uso racional de antimicrobianos. Em virtude da baixa reprodutibilidade da PCR na coprocultura, foi recomendado que o uso do ensaio de PCR como diagnóstico confirmatório fosse reconsiderado. Um surto de salmonelose pôde ser confirmado através do PFGE, no entanto, a fonte de infecção dos demais casos não pôde ser determinada, dado o envolvimento de múltiplos patógenos nos casos.
Palavras Chave
Doença Diarreica Infecciosa; Estudos de Casos; Infecções Hospitalares; Diarreia Infantil
Área
Eixo 17 | 2.Vigilância em saúde - Investigação de Surtos
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Andressa Rocha Olah, Débora Morgana Soares de Oliveira do Ó, Ana Maria Cabral, Kamilla Carneiro Alves Maia, José Antonio Pereira Barreto, Evelyne Rodrigues Feitoza, Anna Karolinne Morais Araújo, Eucácia Tatiana Fernandes, Karene Cavalcante, Danniely Carolinne Soares da Silva