Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DO CONTROLE DE QUALIDADE EXTERNO DAS LÂMINAS DE KATO KATZ, CEARÁ, 2021 A 2024.
Introdução
O estado do Ceará é uma área de classificação focal para transmissão da esquistossomose, com baixa carga parasitária, prevalecendo uma positividade inferior a 5%. O método recomendado pela pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o diagnóstico parasitológico da infecção humana pelo Schistosoma mansoni é o Kato Katz. Porém, em áreas onde a frequência da carga parasitária de 1 a 4 ovos ou 24 ovos por grama de fezes OPG é significativa, o método apresenta baixa sensibilidade, o que aumenta a possibilidade da ocorrência do resultado falso negativo. Portanto, faz-se necessário monitoramento constante com avaliação dos resultados das lâminas de Kato Katz.
Objetivo (s)
Avaliar a leitura de lâmina de Kato Katz no estado do Ceará, no período de 2021 a 2024.
Material e Métodos
O programa de vigilância e controle da esquistossomose, para avaliar a intensidade da infecção, realiza os inquéritos coproscópicos de rotina na população dos municípios prioritários para a transmissão da doença. As lâminas oriundas da vigilância municipal são avaliadas por profissionais habilitados para o diagnóstico laboratorial. Após esta primeira etapa, as lâminas passam por um controle interno no laboratorio de entomologia Dr. Thomaz Correa Aragão e, por fim, todas as lâminas positivas e 10% das negativas são encaminhadas para avaliação do controle externo da qualidade pelo Laboratório e pelo Serviço de Referência em Esquistossomose/Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM)/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/MS. A leitura das lâminas foi realizada por dois técnicos do serviço de referência (leitura duplo-cega). Após o resultados do CPqAM, todos os profissionais que obtiveram resultado insatisfatório são orientados a passar por um curso de aperfeiçoamento para retornar as suas atividades.
Resultados e Conclusão
Resultados: De 2021 a 2024, foram enviados 10 lotes de lâminas para avaliação do controle externo da qualidade. Em 2021, (02 lotes), 2022 (02 lotes), 2023 (nenhum lote) e 2024 (06 lotes). O serviço de referência (CPqAM) encaminhou os laudos com resultado de 60% satisfatório e 40% insatisfatório. Os profissionais responsáveis pela leitura das lâminas com resultado insatisfatório foram encaminhados para curso de aperfeiçoamento em diagnóstico laboratorial da esquistossomose. Conclusão: A avaliação interna é extremamente importante em áreas de baixa carga parasitária, pois minimiza o risco de ocorrência de falso negativo e possibilita a identificação de inconsistências no procedimento operacional.
Palavras Chave
Esquistossomose; diagnóstico; parasitologia
Área
Eixo 07 | 1.Helmintíases humanas e veterinárias - Cistercose/Teniase
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Vivian Silva gomes, Rita Maria Costa Almeida, Kellyn Kessiene de Sousa Cavalcante, Roberta Paula Oliveira, Roberto Justa Pires Neto