Dados do Trabalho
Título
Efeito de Síndrome Metabólica Derivada de Dieta Ocidental Sobre o Imunometabolismo de Aedes aegypti
Introdução
A Dieta Ocidental se refere ao consumo de produtos ultraprocessados ricos em gordura e sacarose, um padrão que vem aumentando exponencialmente de frequência, entre outros pela demanda de atendimento a uma população urbana cada vez maior. A consequência desse cenário é o aumento da população com sobrepeso e maior susceptibilidade a síndromes metabólicas, fato que entrou no radar da Organização Mundial da Saúde e caracterizou a obesidade como uma pandemia do século XXI. Não é bem estudado o impacto na biologia de mosquitos da variação dos níveis de componentes do sangue em função de fisiopatologias. Neste trabalho, nós propomos avaliar como variações da composição do sangue induzidas por síndrome metabólica induzida por Dieta Ocidental afetam a biologia de mosquitos que ingerem o sangue desses animais.
Objetivo (s)
Para essa investigação nós validamos um modelo que mimetiza a dieta ocidental utilizando camundongo C57Bl6/J com uma dieta de 20 semanas rica em gordura e açúcar (HFHS) por meio da avaliação de os parâmetros de obesidade e diabetes, tais como aumento de peso, níveis séricos de insulina, lipídeos e glicose.
Material e Métodos
Utilizamos uma dieta para os camundongos com ração rica em gordura e açúcar durante 20 semanas usando camundongos da linhagem C7Bl6/j Os mosquitos foram alimentados com sangue de camundongo previamente anestesiado. A alimentaçao durou cerca de 15 mininutos. Os mosquitos foram transferidos para microtubos de 1,5 mL em reagente Trizol para extração de RNA, seguido por sintese de cDNA e quantificação de genes por qPCR Os genes foram quantificados por qPCR para avaliar marcadores de metabolismo, imunidade e homeostase
Resultados e Conclusão
Nós encontramos aumento nos níveis sericos de glicose, aumento de peso, colesterol, insulina e tolerãncia à insulina, fatores que compõem a síndrome metabólica. Além de observarmos uma diminuição na longevidade, aumento da circulação e armazenamento de lipídeos concomitante ao aumento da massa de ovoposição para o grupo HFHS. Esses resultados se correlacionaram com a alteração de marcadores metabólicos, principalmente de vias EGFR. Nossos dados fornecem informações importantes no sobre como componentes do sangue alterados pela dieta ocidental pode alterar na biologia do mosquito e marcadores fisiológicos do imunometabolismo.
Palavras Chave
Aedes aegypti; sensing metabolismo; síndrome metabólica
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Alexandre de Souza Menezes, Maríia Peixoto Peixoto, Melissa Silva, Emylle Costa Bartuli, Cinara Lima Oliveira, Ana Beatriz Nuno, Gabriela Paiva Silva, Geógia Atella, Patrícia Zanzan, Mauro Sola Pena, Fabio Mendonça Gomes