Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE Lactobacillus acidophilus ATCC4356 EM DIFERENTES CEPAS DE BACTÉRIAS COM POTENCIAL PATOGÊNICO

Introdução

Devido ao aumento da resistência dos patógenos ao tratamento com antibióticos e a inovação limitada de novos fármacos se faz necessária a descoberta de alternativas que possam proporcionar segurança e eficácia no combate a microrganismos patogênicos. Estudos recentes têm demonstrado que os probióticos podem ser uma alternativa interessante para esta questão. 

Objetivo (s)

Avaliar a concentração inibitória mínima (CIM) do sobrenadante (CFS) de Lactobacillus acidophilus ATCC 4356 capaz de promover atividade antimicrobiana em cepas de bactérias classificadas como prioritárias para o desenvolvimento de novos fármacos. 

Material e Métodos

Realizou-se um ensaio de atividade antimicrobiana, visando identificar a CIM de CFS capaz de inibir o crescimento das cepas Escherichia coli ATCC 25922, Acinetobacter baumanii ATCC 19606 e Staphylococcus aureus ATCC 12598. A CIM, do CFS foi determinada em placas de microtitulação de fundo plano de poliestireno com 96 poços por ensaio de microdiluição seriada de base 2, entre 1:2 e 1:16 usando a faixa de 50 a 6,25 μL de CFS em um volume total de 100 μL. O inóculo das cepas com potencial patogênico foi preparado diluindo 50 μL de suspensão bacteriana (ajustada à escala 0,5 de McFarland) em 4950 μL de meio Muller Hinton na proporção 1:100, resultando em uma concentração final de aproximadamente 5x105 UFC/mL em cada poço (CLSI 2015). Como controles negativos foram usados meio Mueller Hinton ágar e CFS, enquanto que meios de cultura Mueller Hinton com inóculo de cada uma das bactérias patogênicas foram usados como controles positivos. As placas foram incubadas a 37°C por 24 horas e as absorbâncias foram medidas em 620 nm. 

Resultados e Conclusão

CFS demonstrou alto percentual (variando de 76,63 a 87,67%) de atividade antimicrobiana quando utilizado na concentração 1:2 para todas as cepas testadas. Também verificamos resultados positivos em concentrações menores (1:4) para A. baumanii ATCC 19606, gerando 62,38% de inibição nesta concentração. Podemos concluir que o CFS de L. acidophilus ATCC 4356 pode ser considerado uma possível alternativa terapêutica no tratamento de patologias causadas por estes microrganismos.

Palavras Chave

Probióticos; Agentes antimicrobianos; Resistência antimicrobiana

Área

Eixo 18 | Resistência a antimicrobianos e novas abordagens não antibióticas

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Mariana Silveira Mello Silva, Andrezza Medeiros Faria, Carolina Netto Oliveira Cunha, Priscila Cristina Bartolomeu Halicki, Carlos James Scaini, Daniela Fernandes Ramos, Luciana Farias Costa Avila