Dados do Trabalho
Título
Identificação de biomarcadores para o diagnóstico da tuberculose pulmonar
Introdução
A organização mundial de saúde (OMS) recomendou o desenvolvimento de um novo teste diagnóstico para tuberculose (TB) pulmonar. De acordo com a OMS, o novo teste deve utilizar amostras de fácil obtenção, as sensibilidades devem ser maiores que 98% em pacientes com baciloscopia positiva e cultura positiva, e maiores que 68% em pacientes com baciloscopia negativa e cultura positiva.
Objetivo (s)
Identificar biomarcadores no sobrenadante de cultura de sangue total com os lipídios do Mycobacterium tuberculosis (Mtb) para o diagnóstico da tuberculose pulmonar.
Material e Métodos
O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FIOCRUZ-BA, conforme o CAAE: 38826720.7.0000.0040. Foram incluídos no estudo 40 pacientes sintomáticos respiratórios e com suspeita clínica de tuberculose. Conforme o diagnóstico para tuberculose, estes pacientes foram categorizados como TB pulmonar (n = 20) ou não-TB (n = 20). Amostras de sangue total coletadas destes pacientes foram incubadas à 37ºC e 5% de CO2, por 48h em culturas com 0,05 mg/mL de extrato lipídico apolar do Mtb ou sem o extrato. Os sobrenadantes das culturas foram submetidas à quantificação de 34 analitos, através da plataforma luminex®.
Resultados e Conclusão
Entre as culturas não estimuladas pelos lipídios, observou-se um aumento da média da intensidade de florescência (MFI) de 17 analitos nos pacientes com TB (p < 0,05). Desses, oito (IL-1b, IL-18, IL-8, IL-1RA, IP-10, MIP-1b, SDF-1a e TNF-a) apresentaram melhor desempenho em diferenciar os indivíduos com TB e não-TB, com a área sob a curva (AUC) = 0.73, 0.82, 0.76, 0.77, 0.71, 0.76, 0.76, e 0.74, respectivamente. Nas amostras cultivadas com o extrato lipídico, apenas o IL-1b e o IL-18 apresentaram aumento da MFI no grupo TB, em relação ao SR (AUC = 0,73 para ambos analitos). Análises combinatórias das amostras sem o estímulo do extrato lipídico revelaram AUC de 0.84 para a bioassinatura IL-1b+ IL-18, e 0.89 para ambos IL-1b + IL-18 + IL-1RA e IL-1b + IL-18 + IL-1RA + MIP-1b. Os dados sugerem um potencial diagnóstico dos analitos avaliados. Além disso, o estudo revelou bioassinaturas capazes de distinguir pacientes com TB pulmonar de outros sintomáticos respiratórios. Financiamento: II chamada do Programa de Excelência em Pesquisa- Pesquisa e Ensaios Clínicos da Fundação Oswaldo Cruz - PROEP/PEC - Fiocruz/CNPq nº 30/2020.
Palavras Chave
Tuberculose; Mycobacterium tuberculosis; extrato lipídico apolar; Biomarcadores.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Camila Pimentel Sobrinho, Priscila Vasconcelos Silva, Luana Evangelista Araújo, Camilly Beatriz Guedes de Andrade Hipólito, Silvânia Cerqueira, Sérgio Marcos Arruda, Jéssica Dias Petrilli, Adriano Queiroz