Dados do Trabalho
Título
Diversidade e resistência aos antimicrobianos em Acinetobacter spp. de origem ambiental
Introdução
O gênero Acinetobacter é composto por bactérias gram-negativas estritamente aeróbicas e não fermentadoras, podendo ser encontradas amplamente no ambiente, incluindo água e solo. Como patógeno oportunista, pode ser encontrado no ambiente hospitalar, tendo a capacidade de causar infecções, principalmente em pacientes com fatores de risco. A resistência antimicrobiana em Acinetobacter, particularmente em A. baumannii, costuma ser pronunciada. A ocorrência de resistência antimicrobiana em isolados de Acinetobacter de origem extra-hospitalar ainda não é bem compreendida.
Objetivo (s)
Identificar espécies do gênero Acinetobacter coletadas de diferentes fontes ambientais extra-hospitalares, analisar sua similaridade genética e investigar possíveis genes de resistência e suas resistências a antibióticos comumente utilizados para combater infecções causadas por estes patógenos.
Material e Métodos
Foram avaliados 23 isolados de Acinetobacter spp. provenientes de amostras de água e de superfícies plásticas coletadas na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro e de amostras de esponjas coletadas em cavernas submarinas do Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco. As bactérias isoladas foram identificadas por espectrometria de massa MALDI-TOF e submetidos ao teste de sensibilidade por disco-difusão ou microdiluição em caldo (para polimixina B). Ainda, foram tipados por PFGE e submetidos à detecção de genes de resistência por PCR (oxacilinases) ou qPCR (blaKPC e blaNDM).
Resultados e Conclusão
Os isolados foram identificados como A. venetianus (13), A. jonhsonii (4), A. haemolyticus (2) e A. baumannii, A. junii, A. modestus e A. nosocomialis (1, cada). Foram detectadas resistência à polimixina B (17,4%), amicacina (13%), tobramicina (13%) e ciprofloxacina (13%). Os genes blaOXA-23 e blaOXA-24, comumente associados à resistência aos carbapenêmicos em Acinetobacter spp. não foram detectados em nenhuma amostra. Dois isolados de A. johnsonii foram produtores de blaNDM e apresentaram similaridade de 91,7% no PFGE. Entre as cepas de A. venetianus foi observada uma similaridade de 49,2%. A detecção de A. baumannii em fontes extra-hospitalares e a presença de resistência aos carbapenêmicos em outras espécies de Acinetobacter ambientais suscitam um monitoramento mais próximo das espécies deste gênero, indicando mais um potencial reservatório de genes de resistência na interface ambiente-humano.
Palavras Chave
Acinetobacter; ambiente; resistêcia microbiana; qPCR; PFGE
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Pedro Smith Pereira Ferraro, Anna Luiza Bauer Canellas, Matheus Nunes Diniz, Amanda Yaeko Yamada, Daniel de Sena Miranda, Beatriz Balthazar Abdon, Gabrielle da Silva Oliveira Alves, Matheus de Oliveira Nithack Marques, Marinella Silva Laport, Carlos Henrique Camargo