Dados do Trabalho
Título
Acidente botrópico em animal doméstico: quando o instinto canino protege a saúde humana
Objetivos(s)
O objetivo geral deste estudo é: relatar o caso de um acidente ofídico na cidade de Manaus em que o tratamento resultou na cura do paciente. E os objetivos específicos são: demonstrar a importância da notificação de casos de acidentes ofídicos relacionados à animais domésticos; constatar a eficácia em casos de cães que recebem tratamento adequado após acidente ofídico; Incentivar estudos, pesquisas e relatos de caso relacionados à acidentes ofídicos em animais domésticos.
Relato do Caso
Este estudo trata-se de um relato de caso de um acidente botrópico na cidade de Manaus que ocorreu com uma cadela, fêmea, raça SRD, pesando 18,820 kg, no dia 24 de abril de 2023, às 22:00 horas. O animal foi levado para a clínica veterinária cerca de uma hora depois do ocorrido, a queixa principal do tutor: o animal começou a babar e ficar com a boca inchada. Ao exame físico, o animal apresentou 79 rpm, dispneia, taquicardia, 38° C de temperatura, sialorreia, duas lesões puntiformes na região posterior mandibular, edema em músculos milohideo e esternohioideo (apresentou edema em toda a região de pescoço e boca), mucosas oral, auricular e oftálmica hipercoradas, esclera ocular hiperêmica, deambulando com dificuldade, apatia, dor à palpação no local e ao redor da picada, hidratada, escore corporal dentro da normalidade. No eritrograma não houve alteração, já no leucograma foi verificado eosinopenia, neutrofilia e plaquetopenia. Foi administrado 1 frasco subcutâneo de soro antiofídico (Master Soro Plus/Soro antiofídico polivalente liofilizado).Durante a internação a paciente apresentou dispneia e sangramento em região interna de boca com reversão do quadro 48 horas após sua entrada na clínica, foi prescrito receita para continuação do tratamento em casa, na clínica paciente progrediu bem, se alimentou e tomou água.
Conclusão
Animais, ambiente e pessoas devem ser observados como um só dentro do conceito de saúde única para que se manter o equilíbrio, já que a relação é estreita. Animais domésticos hoje em dia são considerados parte da família e dividem o mesmo espaço de convívio familiar, e se estes sofrem ataques de serpentes peçonhentas em áreas que moram com seus donos, pode se considerar uma questão de segurança para seus donos, devido a precocidade em reconhecer a aproximação de serpentes e outros animais silvestres, Em veterinária há poucos estudos de ofidismo a cães pela não obrigatoriedade de notificações e é preciso que essa relidade mude.
Área
Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Hervelyn Tatyane dos Santos Ferreira, Wuelton Marcelo Monteiro, Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett