Dados do Trabalho


Título

Detecção de flebotomíneos em área de ocorrência de surto de Leishmaniose Tegumentar em Aldeia Indígena no estado do Ceará.

Introdução

A investigação entomológica de flebotomíneos é uma atividade de grande importância para confirmação de autoctonia de casos de Leishmaniose humana. Sabe-se que no estado do Ceará os vetores da Leishmaniose Tegumentar são Migonemyia migonei, Nyssomyia intermedia, Nyssomyia whitmani e Psychodopygus wellcomei.

Objetivo (s)

Determinar a distribuição dos flebotomíneos detectados em investigação de ocorrência de surto de Leishmaniose Tegumentar em Aldeia Indígena no estado do Ceará.

Material e Métodos

Dentre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2024, foram instaladas 10 armadilhas luminosas do tipo CDC em 05 imóveis, com registro de casos humanos de leishmaniose tegumentar, no intra e peridomicílio em 03 localidades de uma aldeia índigena no estado do Ceará. 

Resultados e Conclusão

Foram coletados 757 espécimes de flebotomíneos (417 machos e 340 fêmeas), distribuída em 06 espécies: Evandromyia lenti (429; 56,67%), Migonemyia migonei (201; 26,55%), Lutzomyia longipalpis (100; 13,2%), Nyssomyia whitmani (18; 2,38%), Evandromyia evandroi (6; 0,8%) e Sciopemyia sordellii (3; 0,4%). Nos 05 imóveis foram detectados L. longipalpis. Considerando, as espécies de importância médica, o M. migonei e N. whitmani foram detectadas em três peridomicílio e um macho de N. whitmani em dois intradomicílio. Uma única armadilha, localizada próximo a um tatu-peba, registrou a maior frequência de flebotomíneos (613; 80,97%) com detecção de M. migonei (176), N. whitmani (11) e L. longipalpis (28). A segunda armadilha com maior detecção (66; 8,71%) foi no peridomicílio de um local de recente desmatamento, há menos de 03 meses. Quanto à frequência de flebotomíneos a maioria foi no peridomicílio, sendo o L. longipalpis (58; 53%) próximo a uma criação de galinhas e o M. migonei (176; 87,6%) e N. whitmani (11; 61,1%) próximos a um tatu-peba. A espécie L. longipalpis, de importância médica e veterinária para a transmissão da leishmaniose visceral humana e canina, estava disseminada em todos os imóveis pesquisados nas três localidades. O M. migonei e N. whitmani, de importância médica para a transmissão da leishmaniose tegumentar, embora tenham sido avistadas nas três localidades não estavam em todos os imóveis, sendo detectados prioritariamente no peridomicílio, próximo a animais (tatu peba e galinha) e em área de desmatamento recente.

Palavras Chave

Flebotomíneos; Investigação Entomológica

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

FRANCISCA JESSIKA NUNES DE MOURA, LINDEMBERG CARANHA DE SOUSA, ROBSON DA COSTA CAVALCANTE, NAYARA CAMILA AMORIM DE ALVARENGA PIVISAN, LUIZ OSVALDO RODRIGUES DA SILVA, FRANCISCA ROZIMEIRE SABINO AMORIM, ANA PAULA CUNHA GOMES