Dados do Trabalho


Título

DETECÇÃO MOLECULAR DE VÍRUS RESPIRATÓRIOS NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NO ANO DE 2023

Introdução

Os vírus respiratórios emergentes são responsáveis por rotineiros casos de infecções na população geral e principalmente na pediátrica, causando surtos significativos em todo o mundo e sendo responsáveis por grandes impactos relacionados à morbidade e mortalidade da população (SCHUSTER; WILLIAMS, 2018). Os principais vírus respiratórios responsáveis por causar infecções e surtos na população pediátrica são o Vírus Sincicial respiratório, Rinovírus, Influenza A e B, Metapneumovírus, Parainfluenza, Adenovírus (SCHUSTER; WILLIAMS, 2018; MAHONY et al., 2011) e agora mais recentemente o SARS-CoV-2, causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave e responsável pela pandemia da COVID-19 (MACHHI et al, 2020).

Objetivo (s)

Conhecer a dinâmica de detecção dos principais Vírus respiratórios na população pediátrica do estado do Rio Grande do Norte no ano de 2023 por meio da técnica molecular de PCR em tempo real (RT-PCR).

Material e Métodos

O trabalho foi aprovado pelo Comitê de ética CEP PROSPESQ-UFRN (CAAE 65128122.3.0000.5537) A ocorrência dos Vírus respiratórios foi investigada em pacientes pediátricos, de idade entre 0 a 11 anos, sintomáticos, atendidos nos principais serviços de atenção primária à saúde do estado do Rio Grande do Norte e que tiveram suas amostras encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública- LACEN- RN no ano de 2023. Foi realizada a detecção molecular dos principais vírus respiratórios emergentes em amostras de secreção nasal, utilizando um kit multiplex de RT-PCR.

Resultados e Conclusão

Foram analisadas 1.223 amostras de crianças entre 0 a 11 anos. Desse total, foram detectadas: 270 amostras de Vírus Sincicial respiratórios, 150 rinovírus (HRV), 53 de SARS-CoV-2, 31 de Influenza A (FLU-A), 28 Influenza B (FLU-B), 25 adenovírus (ADV), 25 Metapneumovírus (HMPV), 12 parainfluenza, 5 Bocavírus (HBoV) e 2 outros coronavírus humanos.  A análise desse estudo indica a importância do monitoramento bem como da  vigilância epidemiológica dos vírus respiratórios na população pediátrica para a saúde pública, uma vez que pode estabelecer sazonalidades ou tendências de infecções do vírus nessa população, bem como permitir tomadas de decisões como a implantação de terapia e intervenções profiláticas para cada tipo de infecção viral.

Palavras Chave

População pediátrica; Vigilância Epidemiológica; detecção molecular; Vírus respiratórios.

Área

Eixo 10 | 3.Outras viroses humanas e veterinárias - Viroses emergentes e reemergentes

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Jayra Juliana Paiva Alves Abrantes , Themis Rocha de Souza, Iago de Souza Gomes, Isabelle Cristina Clemente dos Santos, Sônia Carmen Morais Leite, Ludmila Oliveira Carvalho Sena, Janaína Sonale Cavalcante Nogueira de Oliveira, Magaly Cristina Bezerra Câmara, Fabíola Sephora B Pereira Fernandes, Josélio Maria Galvão de Araújo, Cristiana Couto Garcia