Dados do Trabalho
Título
Investigação da Terapia Fotodinâmica na Otimização da Efetividade Antimicrobiana de Compostos de Amônio Quaternário
Introdução
Os compostos de amônio quaternário (QAC) são agentes químicos amplamente utilizados no controle microbiano em ambientes hospitalares. Todavia, o uso incorreto, contribui para o desenvolvimento de resistência bacteriana. A multirresistência aos antimicrobianos é um grande desafio em saúde pública, especialmente em ambientes de assistência. Os QAC têm mostrado eficácia na terapia fotodinâmica (PDT), na qual a estimulação por radiação luminosa gera espécies reativas de oxigênio que causam danos às bactérias. Assim, é necessário padronizar a técnica de aplicação de QAC na PDT para aplicar no controle de microrganismos.
Objetivo (s)
Investigar o efeito da atividade antimicrobiana dos QAC utilizando a PDT.
Material e Métodos
O espectro de absorção luminosa dos QAC contidos no desinfetante Letahmax (INDEBA, Salvador-BA-Brasil) foi medido no espectrofotômetro, encontrando absorções em ultravioleta (220-230nm), vermelho (670nm) e infravermelho (>900nm). Cultivos de Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853), em meio Tryptic Soy Broth (TSB) e diluições seriadas do composto (diluição inicial indicada pelo fabricante, 5466,50µg/mL) foram pré-incubadas no escuro por 15 minutos. A seguir, os cultivos foram submetidos a irradiação infravermelha ou LED vermelha por 50 minutos e incubadas a 35°C/24h. Foram incluídas como condições controles o cultivo de bactérias na ausência de desinfetante e sem exposição à luz. Todas as condições foram testadas em triplicata. Após 24 horas, os cultivos foram submetidos à análise da turbidez, espectrofotometria (Densidade Óptica 600 nm) e determinação da concentração bactericida mínima (CBM) em placas de petri contendo meio Tryptic Soy Agar (TSA) e incubação a 35°C/24h.
Resultados e Conclusão
Observou-se uma redução na CBM do composto irradiado quando comparado ao não-irradiado. A CBM inicial de 2733,25μg apresentou uma redução de 76% (341,05μg/mL) ao usar luz LED vermelha. A placa irradiada com luz infravermelha não demonstrou crescimento devido ao aquecimento, culminando na morte bacteriana. A visualização espectrofotométrica do crescimento bacteriano não foi realizada devido à turbidez do desinfetante. A fotoestimulação dos QAC demonstrou resultados promissores associados ao aumento da eficácia bactericida do QAC a partir da PDT.
Palavras Chave
Inativação Fotodinâmica; compostos de amônio quaternário; Resistência antimicrobiana; Controle de infecção hospitalar; leishmaniose
Área
Eixo 18 | Resistência a antimicrobianos e novas abordagens não antibióticas
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Ana Beatriz Almeida Santos, Juliana Souza Brandão, Josilene Borges Torres Lima Matos, Davi Léda Gonçalves, Gustavo Miranda Pires, Paulo Fernando de Almeida, Joice Neves Reis Pedreira, Jailton Azevedo, Luana Leandro Gois