Dados do Trabalho


Título

Monitoramento de Microrganismos Multidrogarresistentes no Rio Camarajipe, Salvador-BA: Uma Abordagem One Health

Introdução

A poluição das águas superficiais é uma realidade global nos grandes centros urbanos. A eutrofização dos rios causada por atividade humana, como o lançamento de efluentes hospitalares e resíduos farmacêuticos, resulta na disseminação de antimicrobianos e propaga bactérias multidrogarresistentes (MDR). Assim, as coleções hídricas que permeiam as grandes metrópoles podem difundir doenças ao longo de seu curso, contribuindo como reservatório de microrganismos MDR, um problema de saúde pública mundial, e favorecendo a disseminação de genes de resistência no ambiente. Neste cenário, a abordagem One Health pode ser utilizada para compreender esta dinâmica e mitigar esses problemas em nível regional.

Objetivo (s)

Este estudo, sob a perspectiva de uma abordagem One Health, visa coletar amostras de água do rio Camarajipe - um dos principais de Salvador-BA - para isolar e identificar microrganismos presentes na água com elevado nível de resistência antimicrobiana.

Material e Métodos

Amostras de água do rio foram coletadas periodicamente em 2022-23 em quatro pontos ao longo do trajeto. As amostras foram processadas e isolados de Pseudomonas spp. e Enterobacterales passaram por triagem para seleção de bactérias resistentes a carbapenêmicos com meropenem 2μg/mL acrescido ao meio. A identificação e o perfil de suscetibilidade antimicrobiana (TSA) foram determinados por MALDI-TOF® e VITEK®. Isolados de Enterococcus foram cultivados em m-Enterococcus, identificados por provas bioquímicas e o TSA foi obtido por disco-difusão.

Resultados e Conclusão

Foram coletadas 25 amostras de água durante 7 coletas que cobriram todas as estações climáticas. Isolaram-se 72 colônias sugestivas de Pseudomonas spp., Enterobactérias  e Enterococcus spp.. Após triagem, entre os Gram-negativos (BGN), 46 isolados foram identificados: 30 (65,2%) Pseudomonas sp., 11 (23,9%) Klebsiella pneumoniae e 5 (10,9%) outros. Pseudomonas sp. mostrou 100% de resistência a monobactâmicos, penicilinas, quinolonas e cefalosporinas, além de 73,3% de resistência a carbapenêmicos; destes, 96,7% foram classificados como MDR. Klebsiella sp. apresentaram resistência a monobactâmicos/penicilinas (100%), carbapenêmicos (95,5%), cefalosporinas/quinolonas (90,9%), e 45,5% a aminoglicosídeos. Neste grupo, todos os isolados foram classificados como MDR. Todos os isolados de Enterococcus sp. (n=26) foram sensíveis a penicilinas, quinolonas e glicopeptídeos.  Os resutados encontrados evidenciam a disseminação de BGN-MDR em todos os pontos do rio investigado, contribuindo com a cadeia de proliferação dos mesmos.

Palavras Chave

Rios; Resistência antimicrobiana; Saúde Única; Análises microbiológicas

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Raquel Cintra de Almeida Aquino, Geisa Louise Moura Costa, Davi Léda Gonçalves, Gabriele Dauto de Jesus, Cleber Pereira da Silva, Juliana Souza Brandão, Ana Beatriz de Almeida Silva, Joice Neves Reis Pedreira, Paulo Fernando de Almeida, Josilene Borges Torres Lima Matos, Jailton Azevedo