Dados do Trabalho


Título

Epidemiologia dos Adenovírus Humanos em Amostras Fecais nos Casos de Gastroenterite Aguda no Brasil entre 2021-2022

Introdução

A gastroenterite aguda (GA) é uma das principais causas de morbi-mortalidade em países de baixa e baixa-média renda. Em países de baixa renda, a GA é uma das principais causas de morte, principalmente entre crianças menores de 5 anos. Diversos agentes são capazes de causar esta patologia, entretanto os vírus são conhecidos como os protagonistas. Atualmente, os adenovírus, junto dos rotavírus e norovírus são os principais agentes envolvidos nos quadros de GA. Os adenovírus pertencem a família Adenoviridae, da qual os responsáveis por causar patologias em humanos pertencem ao gênero Mastadenovirus e espécie mastadenovirus humano (HAdV). Os HAdV são compostos por 7 espécies e aproximadamente 111 sorotipos, onde os HAdV-F do sorotipo 40 e 41 são conhecidos como entéricos. No Brasil, os estudos sobre o impacto dos HAdV-F na etiologia das GA epidemiologia e diversidade genética é ainda hoje pouco explorado.

Objetivo (s)

Realizar a vigilância epidemiológica molecular dos HAdV em amostras fecais diarreicas proveniente de pacientes com sintomas de GA encaminhadas ao Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental no período de janeiro de 2021 a junho de 2022.

Material e Métodos

Foram realizadas em 1017 amostras fecais humanas de 13 estados brasileiros, foram realizadas suspensões fecais (10% m/v). A partir das suspensões foi realizada a extração de DNA foi realizada no extrator automático (QIAcube® Automated System) com o Kit QIAamp® Viral RNA Mini Kit. A detecção molecular foi realizada pela técnica de PCR em tempo real quantitativa (qPCR) em multiplex baseada em TaqMan ® com duas sondas para segregação dos HAdV F (entéricos) e os HAdV não-entéricos.

Resultados e Conclusão

Os HAdV foram detectados em 11,2% das amostras (114/1017), do qual 31 foram classificadas como HAdV-F e 83 como HAdV não-entéricos, não sendo possível observar sazonalidade durante o período. Os grupos etários com maior prevalência dos HAdV foram de crianças

Palavras Chave

Adenovirus Humano; Gastroenterite aguda; Carga Viral; Epidemiologia

Área

Eixo 10 | 4.Outras viroses humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Mateus de Souza Mello, Fábio Correia Malta, Alexandre Madi Fialho, Fernanda Marcicano Burlandy, Tulio Machado Fumian