Dados do Trabalho
Título
Avaliação do grau de senescência replicativa e da resposta imune efetora de linfócitos T estimulados com antígenos de Leishmania infantum em pacientes com leishmaniose visceral
Introdução
A leishmaniose visceral (LV) é um grave problema de saúde pública associado à pobreza em regiões tropicais. As formas clínicas vão desde assintomáticas/oligossintomáticas até LV grave e a maioria dos pacientes apresenta boa resposta ao tratamento, mas há aqueles que evoluem com recidivas/óbito. Acredita-se que aspectos relativos à imunopatogênese da LV sejam determinantes para o seu prognóstico. Neste contexto, o grau de senescência replicativa decorrente do status de ativação/inflamação crônica pode comprometer a resposta efetora específica à Leishmania infantum, impactando negativamente o controle parasitário.
Objetivo (s)
Assim, o objetivo foi avaliar a funcionalidade dos linfócitos T in vitro frente aos antígenos parasitários, em termos de senescência, proliferação celular (BrdU®) e produção de citocinas.
Material e Métodos
Até o momento, 9 pacientes com LV foram avaliados da fase ativa até 12 meses pós-tratamento (mpt), junto a 5 sadios endêmicos ou não (CAAE: 68118117.3.1001.5248/2017IOC/FIOCRUZ). Os PBMCs foram estimulados por 72h frente aos antígenos de L. infantum ou Concanavalina A (ConA;mitógeno) ou na ausência de estímulo (BG). Após, os PBMCs foram avaliados imunofenotipicamente por citometria de fluxo.
Resultados e Conclusão
As frequências (%) de linfócitos TCD4+ e CD8+ senescentes (CD57+CD28-) específicos foram elevadas nos pacientes LV, sobretudo na fase ativa, porém não diferiram do BG. Confirmando a eficácia do ensaio, pacientes e sadios mostraram elevadas % de linfócitos T responsivos ao ConA. Os pacientes LV mostraram um aumento nas % de BrdU+ em TCD4+ específicos aos 12mpt comparados ao BG, já as % de BrdU+ em TCD8+ específicos foram maiores no pós-tratamento imediato comparados ao BG, alcançando valores similares aos sadios aos 12mpt. Observou-se um aumento nas % de TCD4+ produtores de IFN-γ específicos em todas as fases do acompanhamento em comparação ao BG, enquanto nos TCD8+ esse aumento foi observado apenas nas fases ativa e 12mpt. Tais resultados foram confirmados pela intensidade média de fluorescência integrada (iMFI). Finalmente, um aumento nas % de TCD4+ e CD8+ específicos polifuncionais (IFN-γ+IL-2+) foi observado aos 12mpt comparado ao BG. Apesar do número baixo de pacientes avaliados ser uma limitação na observação das diferenças imunológicas entre LV-recidivantes e não-recidivantes (-NR), tais resultados apontam para uma resposta efetora efetiva frente aos antígenos parasitários, que pode estar contribuindo para a manutenção da remissão clínica em pacientes LV-NR.
Palavras Chave
Leishmaniose Visceral; recidivas; imunosenescência; proliferação celular; resposta imune efetora
Área
Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Manuela Castro-Gonçalves, Daniel Azevedo-Angelo, Gabriela Corrêa-Castro, Maria Rita Teixeira Dutra, Leonardo Pereira Soares, Ludmilla Paula, Glaucia Fernandes Cota, Alda Maria Da-Cruz, Joanna Reis Santos-Oliveira, Maria Luciana Silva-Freitas