Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DA TOXOPLASMOSE EM GESTANTES NO ESTADO DE SERGIPE ENTRE 2021 E 2023

Introdução

A toxoplasmose é uma zoonose que afeta entre 7 a 80% da população mundial. No Brasil apresenta percentuais superiores a 60%, estando entre as mais altas relatadas na literatura. Quando transmitida durante a gestação, possui grande relevância clínica por contribuir para o aumento da morbimortalidade de mãe e filho, acarretando um sério problema de saúde pública. A infecção congênita, diagnosticada no período pré-natal, pode levar ao nascimento de bebês com sequelas graves, quais sejam: neurológicas, auditivas, visuais e/ou do desenvolvimento psicomotor. A taxa de transmissão da gestante infectada para o feto aumenta com a idade gestacional devido a maior permeabilidade placentária que permite a passagem do protozoário. No entanto, quando a infecção ocorre no primeiro trimestre da gravidez, na ausência de tratamento, existe um prognóstico evidente de complicação, sequela e óbito fetal.

Objetivo (s)

Identificar a prevalência de toxoplasmose nas gestantes atendidas no Laboratório Central de Sergipe (LACEN),referência estadual para o diagnóstico de doenças infecto contagiosas.

Material e Métodos

Estudo retrospectivo e observacional de gestantes submetidas à triagem pré-natal no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2023. No Programa de Proteção à Gestante (PROTEGE), as gestantes realizam os exames de Toxoplasmose IgM e IgG no primeiro e no último trimestre da gestação. A triagem sorológica é feita utilizando amostra de sangue total, em papel de filtro, pelo procedimento imunoquímico de ELISA (Imonoscreen, da firma MBiolog).

Resultados e Conclusão

No período desta pesquisa foram feitos 49.191 testes para Toxoplasmose IgM e 49.187 testes para Toxoplasmose IgG com percentual de positividade respectivamente de 06% e 47,9%. Em 2021, dos 12.706 testes para toxoplasmose IgM, foram identificados 35 casos reagentes (0,2%). No ano seguinte, dos 17.217, registraram-se 89 casos (0,5%) e em 2023, dos 19.268 testes, com 220 (1,1%) reagentes.No período avaliado, o Serviço de Proteção à Gestante conseguiu auxiliar no diagnóstico precoce da toxoplasmose em 344 gestantes. Tal fato denota a importância do serviço, à medida que oportuniza a identificação de casos agudos, do inicio de surtos, do bloqueio da fonte de transmissão, de medidas de profilaxia, bem como a adequada intervenção terapêutica.

Palavras Chave

Toxoplasmose; toxoplasmose gestacional; prevalência

Área

Eixo 06 | 4.Protozooses humanas e veterinárias - Toxoplasmose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Ludmila Oliveira Carvalho Sena, Antônio Alves Júnior, Maria Rosa Melo Alves, Leila Aparecida Pereira Gonçalves Gois, Romário Vinícius de Souza Santos, Gabriela Vasconcelos Brito de Bezerra, Cliomar Alves dos Santos, Karine Dantas Moura, Thais Serafim Leite de Barros Silva, Marco Antonio Prado Nunes, Alysson Fellipe Costa Telles